Estratégias retóricas da publicidade: uma proposta de matriz classificatória

Auteurs-es

  • Julio Cesar Lemes de Castro

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1312

Mots-clés :

publicidade, retórica, discursos

Résumé

Propõe-se neste artigo uma matriz para identificar e classificar as estratégias retóricas mais abrangentes utilizadas historicamente pela publicidade. Trata-se de um trabalho de articulação teórica, escorado em pesquisa bibliográfica de alcance interdisciplinar e ilustrado com exemplos retirados da práxis publicitária. Inspirando-se na teoria lacaniana dos discursos, o texto toma a cada um destes seu traço mais característico como alicerce de uma determinada estratégia retórica: a imposição (discurso do senhor), a argumentação (discurso da universidade), a sedução (discurso da histeria) e a cumplicidade (discurso do capitalismo). Tais estratégias variam de acordo com o produto, o veículo, o público e a cultura, e combinam-se de diversas maneiras. Ao longo do tempo, pode-se constatar grosso modo o predomínio sucessivo das várias estratégias.

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Publié-e

28-12-2016

Comment citer

Castro, J. C. L. de. (2016). Estratégias retóricas da publicidade: uma proposta de matriz classificatória. E-Compós, 19(3). https://doi.org/10.30962/ec.1312

Numéro

Rubrique

Publicidade