Nevermind...What?
Memória, nostalgia e os tensionamentos possíveis entre o punk e o museu na exposição “Nirvana: Taking Punk To The Masses”
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.1849Mots-clés :
Memória. Museu. PunkRésumé
Neste artigo analisamos – através do exemplo da exposição Nirvana: Taking Punk To The Masses, realizada em 2017 no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro – a corrente dos heritage studies, nomeadamente as questões relativas à institucionalização, patrimonialização e museificação da música popular. Discute-se de que modo gêneros e bandas musicais, como o punk ou o grunge, são apropriados e sofrem o processo de musealização. Questiona-se como as ênfases preservacionista e nostálgica se coadunam com a posição crítica e o ethos transformador desses gêneros musicais. Como resultado, sublinhamos a possibilidade de a exposição denotar uma possível tensão entre a passagem de gêneros underground para as formas de patrimônio cultural mainstream.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodore W. Museu Valery Proust. In: ADORNO, Theodor W. Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
ALBERTO, Thiago Pereira. Cuspir o lixo em cima de vocês: uma leitura benjaminiana sobre o punk rock. IS Working Papers, 3. série, n. 59, 2017. Disponível em: <http://isociologia.up.pt/sites/default/files/working-papers/WP%2059.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2018.
BAKER, Sarah; DOYLE, Peter; HOMAN. Shane Historical Records, National Constructions: The Contemporary Popular Music Archive. Popular Music and Society, v. 31, n. 1, p. 8-27, 2015. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03007766.2015.1061336?journalCode=rpms20>. Acesso em: 18 jan. 2018.
BENNETT, Andy. Heritage Rock: Rock Music, Re-presentation and Heritage Discourse. Poetics, v. 37, n. 5-6, p. 474-489, 2009.
______. Heritage rock: Rock Music, Representation and Heritage Discourse. Centre for Public Culture and Ideas: Griffith University, 2009
BENNETT, Andy; JANSSEN, Susanne. Popular Music, Cultural Memory, and Heritage. Popular Music and Society, v. 31, n. 1, p. 1-7, 2016.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. Lisboa: Presença, 1996
BOYM, Stevlana. The future of nostalgia. New York: Basic, 2001.
CARDOSO FILHO, Jorge Luiz Cunha. Práticas de escuta do Rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação. Belo Horizonte: UFMG/FAFICH, 2010
CONTER, Marcelo Bergamin. Arqueologia da mídia na música eletrônica gaúcha. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., São Paulo, 2016. Anais... Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0888-2.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2018.
CROSS, Gary. Consumed Nostalgia: Memory in the Age of Fast Capitalism. New York: Columbia University Press, 2015
DENORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000
FRITH, Simon. Performing Rites: on the Value of Popular Music. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 1996.
GROSSBERG, Lawrence. Cultural Studies in The Future Tense. Durham/London: Duke University Press, 2010.
GUERRA, Paula; BENNETT, Andy. Never Mind the Pistols? The Legacy and Authenticity of the Sex Pistols in Portugal. Popular Music and Society, v. 38, n. 4, 2015.
GUERRA, Paula; STRAW, Will. I wanna be your punk: o universo de possíveis do punk, do D.I.Y. e das culturas underground. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 6, n. 1, p. 5-16, 2017.
HEBDIGE, Dick. Subculture: the Meaning of Style. London: Routledge, 1979
HUYSSEN, Andreas. Memórias do modernismo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
LAING, David. One Chord Wonders: Power and Meaning in Punk Rock. Oakland, CA: PM Press, 2015
LENA, Jennifer C.; PETERSON, Richard A. Mapping Music Genre Trajectories. Plenary Session. Research Network, Sociology for the Arts conference of the European Sociological Association. Lueneberg, DE, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo, respostas a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011
MANOFF, Marlene. Theories of the Archive from Across the Disciplines. Portal: Libraries and the Academy, v. 4, n. 1, Jan. 2004. Disponível em <https://muse.jhu.edu/article/51302>. Acesso em: 15 dez. 2017d.
NATALI, Marcos Piason. A política da nostalgia: um estudo das formas do passado. São Paulo: Nankin, 2009
QUINTELA, Pedro; GUERRA, Paula. Ciências sociais, arquivos e memórias: considerações a propósito das culturas musicais urbanas contemporâneas. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 33, 2017. Disponível em: <http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2825>. Acesso em: 15 dez. 2017.
REYNOLDS, Simon. Retromania: Pop Culture and Addiction to Its Own Past. Nova York: Faber and Faber, 2011.
ROBINS, Wayne. A Brief History of Rock, Off The Record. New York: Routledge, 2008.
ROBINSON, Lucy. Exhibition Review Punk’s 40th Anniversary: An Itchy Sort of Heritage. Twentieth Century British History, 2017. Disponível em: <https://academic.oup.com/tcbh/advance-article abstract/doi/10.1093/tcbh/hwx047/4107226>. Acesso em: 15 dez. 2017 .
SANTOS, Tiago Teles; GUERRA, Paula. From Punk Ethics to the Pedagogy of the Bad Kids: Core values and Social Liberation. In: SMITH, Gareth Dylan; DINES, Mike; PARKINSON, Tom (Ed.). Punk Pedagogies Music, Culture and Learning. London and New York: Routledge, 2018.
SHUCKER, Roy. Vocabulário de música pop. São Paulo: Ed. Hedra, 1999
SILVA, Augusto Santos; GUERRA, Paula. As palavras do punk. Lisboa: Alêtheia, 2015
STRAW, Will. Systems of Articulation, Logics of Change: Scenes and Communication in Popular Music. Cultural Studies, v. 5, n. 3, p. 368-388, 1991.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.