O papel da narrativa no projeto da sociedade empreendedora e na cultura da inspiração

Auteurs-es

  • Vander Casaqui Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1850

Mots-clés :

Comunicação e consumo. Cultura empreendedora. Cultura da inspiração. Narrativa. Discurso.

Résumé

O objetivo deste artigo foi tratar narrativas como objeto de estudo, no contexto do empreendedorismo e da cultura da inspiração, tendo como base a teoria de Bruner (1991). Como objeto empírico, analisamos as micronarrativas de autoajuda empreendedora do Blog Geração de Valor, denominadas “charges”, à luz da teoria de Bruner. Ao abordarmos criticamente o tema do empreendedorismo, compreendemos o papel fundamental das narrativas inspiracionais, que articulam contexto e materialidade discursiva, espírito do tempo e subjetividade, economia e trajetórias de vida.

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Biographie de l'auteur-e

Vander Casaqui, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Docente do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

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Publié-e

28-06-2020

Comment citer

Casaqui, V. (2020). O papel da narrativa no projeto da sociedade empreendedora e na cultura da inspiração. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1850

Numéro

Rubrique

Artigos Originais