Celebridades, acontecimentos e valores na sociedade contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.1910Mots-clés :
Celebridades. Acontecimentos. Valores.Résumé
A proposta deste artigo é refletir sobre a presença das celebridades na cena contemporânea, tendo em vista as ações realizadas em acontecimentos que as projetam na cena pública e que revelam valores da sociedade em que se inscrevem. O referencial teórico articula as noções de celebridades, valores e acontecimentos. O corpus é composto por 18 ocorrências selecionadas em um laboratório de análise de acontecimentos tendo em vista duas categorias: acontecimentos que tratam da vida privada e de questões de gênero. A análise revela valores-princípio que sustentam as ações das celebridades, bem como disputas que se processam em torno dos afetos presentes na celebrização dos famosos.
Téléchargements
Références
CAMPANELLA, B. O fã na cultura da divergência: Hierarquia e disputa em uma
comunidade on-line. Contemporanea, Salvador, v. 10, p. 474-489, 2012. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/6435. Acesso em: 15 jan. 2018.
DYER, R. Stars. New Edition. London: British Film Institute, 1998.
EPSTEIN, R. L. Sharon Stone in a Gab Turtleneck. In: REDMOND, S.; HOLMES, S. (Ed.). Stardom and Celebrity. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore: Sage, 2007. p. 206-218.
FOFANA, H. Norbert Zongo: das margens sociais ao coração do Estado – a constituição de um personagem público. In: FRANÇA, V.R.V.; OLIVEIRA, L. Acontecimento: Reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p.173-191.
FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.
______.; SIMOES, P. G. . Celebridade: quando o privado atravessa o público (e vice-versa). In: CASTRO, Paulo César. (Org.). Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo? Maceió, Alagoas: EDUFAL, 2015. p. 71-90.
HEINICH, N. Des valeurs. Une approche sociologique. Paris: Gallimard, 2017.
HOLMES, S.; REDMOND, S. A journal in Celebrity Studies. Celebrity Studies, v. 1, n. 1, 2010, p. 1-10.
JOAS, H. The genesis of values. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
INGLIS, F. Breve história da celebridade. Rio de Janeiro: Versal Editores, 2012.
KELLNER, D. Celebrity diplomacy, spectacle and Barack Obama. Celebrity Studies, v. 1, n. 1, March 2010, 121-123. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/19392390903519156. Acesso em: 15. Jan. 2018.
LANA, L. As contradições da fama da periferia: a celebrização de Tati Quebra-Barraco. In: FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 181-205.
______. Personagens públicas na mídia, personagens públicas em nós: experiências contemporâneas nas trajetórias de Gisele Bündchen e Luciana Gimenez. 2012, 284f, Tese (Doutorado em Comunicação Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
______. SIMÕES, P. G. Duas vinculações possíveis entre personalidades e acontecimentos: diferentes modos de atuação na vida pública. In: FRANÇA, V.R.V.; OLIVEIRA, L. Acontecimento: Reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 213-231.
LOWENTHAL, L. The triumph of mass idols. In: ______. Literature and Mass Culture. New Jersey: Transaction Publishers, 1984. p. 203-236.
MARSHALL, P. D. Celebrity and power: fame in contemporary culture. 5. ed. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2006.
MICELI, S. A noite da madrinha: e outros ensaios sobre o éter nacional. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
MORIN, E. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
PRIMO, A. Existem celebridades da e na blogosfera? Reputação e renome em blogs. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 107-116, dez. de 2009.
QUÉRÉ, L. A dupla vida do acontecimento: por um realismo pragmatista. In: FRANCA, V. R. V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 21-38.
______. Entre o facto e o sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos, Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, n. 6, p. 59-75 , 2005.
______. L’individualisation des événements dans le cadre de l’expérience publique. In: BOURDON, P. e outros (Org.). Processus du sens. Paris, L’Harmattan, 2000. p. 1-23.
______. O caráter impessoal da experiência. In: LEAL, Bruno S.; GUIMARÃES, César G.; MENDONÇA, Carlos M. C. (Orgs.) Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 19-38.
ROJEK, C. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SERELLE, M.V. Inscrições de Che Guevara. In: FRANÇA, V.R.V.; FREIRE FILHO, J.; LANA, L.; SIMÕES, P.G. Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 159-180.
SIMÕES, P. G. O acontecimento Ronaldo: a imagem pública de uma celebridade no contexto social contemporâneo. 2012. 282f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
TURNER, G. Understanding Celebrity. London, Thousand Oaks, New Delhi: SAGE, 2004.
WILLIAMS, R. From Beyond Control to In Control: Investigating Drew Barrymore’s Feminist Agency/Authorship. In: REDMOND, S; HOLMES, S (Ed.). Stardom and Celebrity. Los Angeles/London/New Delhi/Singapore: Sage, 2007. p. 111-125.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.