Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa?

Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018

Auteurs-es

  • Camilo De Oliveira Aggio Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1994

Mots-clés :

Campanhas Online, Twitter, Jair Bolsonaro, Interação

Résumé

O tema da “interação” ou “comunicação direta” em ambientes digitais é um tópico de debate amplo nas investigações dedicadas às campanhas on-line, desde sua origem. O Twitter é um dos sites que têm sido adotados por parte importante de novas lideranças mundiais forjadas na comunicação digital, a exemplo de Donald Trump, nos EUA, Viktor Órban, na Hungria, Recep Erdogan, na Turquia e Jair Bolsonaro, no Brasil. Este artigo é centrado no caso do atual presidente brasileiro e tem o intuito de verificar, em diálogo com a literatura normativa acerca da hipotética “horizontalidade” das campanhas on-line, se e como, para além da simples adoção do Twitter como canal de comunicação, a campanha de Jair Bolsonaro utilizou de recursos interativos para se comunicar diretamente com outros perfis do site.

 

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Biographie de l'auteur-e

Camilo De Oliveira Aggio, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia com estágio doutoral na State University of New York at Albany, Alvany, Nova Iorque, Estados Unidos. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Credenciado ao Programa de Pós-Graduação da UFMG e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

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Publié-e

01-04-2020

Comment citer

Aggio, C. D. O. (2020). Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.1994

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Rubrique

Artigos Originais