#AnittalsOverParty

a celebridade como mobilizadora de ciberacontecimentos, os consumidores-fiscais e a cultura do cancelamento em redes digitais

Auteurs-es

  • Danilo Postinguel FIAMFAAM - Centro Universitário, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0122-9160
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7923-8614
  • Rose de Melo Rocha Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2037

Mots-clés :

Anitta, eleições brasileiras, ciberacontecimento, consumidores-fiscais, política e cultura pop

Résumé

Investigamos alguns feixes de sentido e disputas discursivas que se configuraram a partir das interfaces entre as hashtags #EleNão e #AnittalsOverParty, focando especificamente as práticas e formas expressivas assumidas por parte das audiências digitais durante este ciberacontecimento. A análise da construção de sentidos em redes digitais, enquanto metodologia adotada, ajudou-nos a refletir sobre o protagonismo desempenhado pelos que aqui se denominam “consumidores-fiscais”. Estes episódios foram decorrentes de indefinições e posições políticas assumidas pela cantora pop Anitta quando da campanha à presidência de Jair Bolsonaro no último pleito eleitoral, em 2018. Tomando as redes digitais como locus de negociação e atuação pública, destacamos uma categoria de consumidor midiático que atua como fiscal de posicionamentos advindos do mundo do consumo e do entretenimento, referindo-se no caso estudado a posturas (e imposturas) políticas de uma celebridade brasileira. Nas manifestações deste “consumidor-fiscal”, nota-se um modo de agir semioticamente através de redes digitais com o intuito de averiguar a aderência do posicionamento da celebridade às expectativas valorativas e ideológicas do consumidor, confrontando-a em termos da coerência entre suas práticas simbólicas/performáticas célebres e suas ações na vida pública e ordinária.

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Bibliographies de l'auteur-e

Danilo Postinguel, FIAMFAAM - Centro Universitário, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor do FIAMFAAM - Centro Universitário. Pesquisador do grupo JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo (ESPM-CNPq).

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC).

Rose de Melo Rocha, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Bolsista Produtividade em Pesquisa. Líder do grupo JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo (ESPM-CNPq). Coordenadora do GT Comunicação, consumo e novos fluxos políticos do Comunicon. Pesquisadora do GT da CLASCO Infancias y Juventudes.

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Publié-e

03-11-2020

Comment citer

Postinguel, D., Gonzatti, C., & de Melo Rocha, R. . (2020). #AnittalsOverParty: a celebridade como mobilizadora de ciberacontecimentos, os consumidores-fiscais e a cultura do cancelamento em redes digitais. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.2037

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Rubrique

Artigos Originais