Atuação das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo no Facebook na campanha presidencial de 2018

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2070

Mots-clés :

Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Aparelhos privados de hegemonia, Interações Midiatizadas

Résumé

Este artigo possui como principal objetivo analisar as postagens nas páginas do Facebook das redes de organizações e movimentos sociais Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, durante a campanha presidencial no Brasil, em 2018. Analisamos os processos de interação entre os seguidores das páginas com as postagens, e entre eles nos comentários, durante o período de três meses. Para analisar a participação de aparelhos privados de hegemonia na produção e circulação de conteúdo, favorável ou crítico aos candidatos apoiados pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, identificamos os memes com assinatura de organizações e os links compartilhados nas postagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Pablo Nabarrete Bastos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Líder do Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS).

Références

ARAUJO, Willian Fernandes. A construção da norma algorítmica: análise dos textos sobre o Feed de Notícias do Facebook. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. E-compós, Brasília, v.21, n.1, jan./abr. 2018.

BASTOS, Pablo Nabarrete. Marcha dialética do MST: formação política entre campo e cidade. 2015. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BASTOS, Pablo Nabarrete. Comunicação, interação e engajamento: Fronteiras epistemológicas e alcances políticos. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville, SC, setembro, 2018. Anais [...]. Joinville: Univillle, 2018.

BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006a.

BRAGA, José Luiz. Sobre “mediatização” como processo interacional de referência. Animus: revista interamericana de comunicação midiática / Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas. Vol. V, n. 2 (julho/dez 2006) – Santa Maria, Nedmídia, 2006b.

BRAGA, Sérgio; CARLOMAGNO, Márcio. Eleições como de costume? Uma análise longitudinal das mudanças provocadas nas campanhas eleitorais brasileiras pelas tecnologias digitais (1998-2016). Revista Brasileira de Ciência Política, nº 26. Brasília, maio - agosto de 2018, pp. 7-62.

CHAGAS, Viktor. A febre dos memes de política. Revista Famecos (Online). Porto Alegre, v. 25, n. 1, janeiro, fevereiro, março e abril de 2018.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

FINKELSTEIN, Seth. Google, links, and popularity versus authority. In: TUROW, Joseph; TSUI, Lokman (Ed.). The Hyperlinked Society: Questioning Connections in the Digital Age. Ann Arbor: University of Michigan Press., p. 104–120, 2008.

FUCHS, Christian. Como podemos definir vigilância? Matrizes Ano 5, nº 1 jul./dez. 2011, p. 109-136.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo. São Paulo, Brasil, v. 6, n. 1, p. 17-29, jan./abr. 2018.

HOEVELER, Rejane Carolina. O CONCEITO DE APARELHO PRIVADO DE HEGEMONIA E SEUS USOS PARA A PESQUISA HISTÓRICA. Revista Práxis e Hegemonia Popular, ano 4, n. 5, p. 145-159, Ago/Dez, 2019.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. La investigación en comunicación desde la perspectiva cualitativa. Guadalajara : Universidad Nacional de La Plata/Instituto Mexicano para el desarrollo comunitario, 1997.

LIMA, Venício A. de. A direita e os meios de comunicação. In: CRUZ, Velasco e; KAYSEL, André; CODAS, Gustavo (orgs.) Direita, volver! : o retorno da direita e o ciclo político. São Paulo : Editora Fundação Perseu Abramo, 2015.

MORAES, Dênis de. A hegemonia das corporações de mídia no capitalismo global. 2000. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/moraes-denis-hegemonia.html>. Acesso em: 13 fev. 2019.

MORAES, Dênis de. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: a contribuição teórica de Gramsci. REVISTA DEBATES, Porto Alegre, v.4, n.1, p. 54-77, jan.-jun. 2010.

OLIVEIRA, Germano. Uma extensa ficha corrida. Revista Isto é, 04 out. de 2018. Brasil. Disponível em: < https://istoe.com.br/uma-extensa-ficha-corrida/>. Acesso em: 29 jan. 2020.

PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.

RAMOS, Murilo César. Plano Nacional de Banda Larga: uma perspectiva da economia política das políticas públicas. IV Conferência ACORN-REDECOM, Brasília, D.F. Anais... Brasília D.F., 2010.

SANTOS, J. G.; CHAGAS, V. Direta transante: enquadramentos pessoais e agenda ultraliberal do MBL. Matrizes, v. 12, n. 3, p. 189-214, 26 dez. 2018. Disponível em: < http://www.periodicos.usp.br/matrizes/article/view/147928>. Acesso em: 25 mar. 2019.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ :

Vozes, 2014.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. 12ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. Revista Matrizes, V.12 - Nº 3, p. 17-44, set./dez. 2018. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/153199/149813>. Acesso em: 22 jan. 2018.

Téléchargements

Publié-e

27-07-2021

Comment citer

Nabarrete Bastos, P. (2021). Atuação das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo no Facebook na campanha presidencial de 2018. E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2070

Numéro

Rubrique

Artigos Originais