Fábulas sem olhos:

os roteiros não filmados na historiografia do cinema brasileiro

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2102

Mots-clés :

Cinema Brasileiro. Historiografia. Roteiros não filmados

Résumé

O ensaio propõe uma revisão historiográfica do cinema brasileiro a partir dos roteiros não filmados. Seguindo uma análise de roteiros não filmados de Mário Peixoto, Vítor Lima Barreto e Joaquim Pedro de Andrade sugere-se captar estilos, projetos e intenções estéticas que anunciaram aspectos históricos não consolidados nos ciclos cinematográficos compreendidos por esses diretores. Os roteiros não filmados são analisados a partir de uma metodologia de uma arqueologia especulativa. Seja no cinema dos anos vinte, no projeto da Vera Cruz ou ainda nas relações entre o Cinema Novo e a Embrafilme, esse conjunto de roteiros revela imaginários estéticos potentes que nos permitem vislumbrar aspectos contracíclicos dos períodos cinematográficos que dialogaram e prenunciaram.

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Biographie de l'auteur-e

Pablo Gonçalo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com passagem pela Universidade Livre de Berlim, quando foi bolsista do DAAD.
Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

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Publié-e

10-09-2020

Comment citer

Gonçalo, P. (2020). Fábulas sem olhos:: os roteiros não filmados na historiografia do cinema brasileiro. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.2102

Numéro

Rubrique

Artigos Originais