A complexidade de personagens caipiras em imagens multiestáveis de telenovelas das seis

Auteurs-es

  • Simone maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4415-8745
  • Olívia Érika Alves Resende Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2130

Mots-clés :

Televisualidade. Metaimagem. Mulher Caipira.

Résumé

Analisamos televisualidades de mulheres caipiras em telenovelas das seis escritas por Walcyr Carrasco, a fim de perceber como as personagens participam da reconstituição/criação de passados rurais. Baseamo-nos em proposta teórico-metodológica dos estudos de cultura visual, cujas investigações observam relações entre interações do composto imagemtexto e a trama de (in)determinações histórico-culturais que forma experiências visuais. Concluímos que distintas formas de multiestabilidade de imagens autorreferentes interpelam telespectadores e sugerem imagens de um universo caipira sub-representado, cultural e visualmente, assim como expõem dramas “invisíveis” vividos por mulheres rural-urbanas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Simone maria Rocha , Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (ComCult-UFMG).

.

Olívia Érika Alves Resende, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (ComCult-UFMG).

Références

ALMA GÊMEA. Autoria de Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes. Direção: Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos. Direção geral e de Núcleo: Jorge Fernando. Rede Globo de Televisão. Horário de exibição: 18h. Período de exibição: 20/06/2005 – 11/03/2006. 227 capítulos, cor.

BALOGH, Anna Maria. O discurso Ficcional na TV: Sedução e Sonho em Doses homeopáticas. São Paulo: USP, 2002.

BALTAZAR, Andrea. Imagens Rurais na Telenovela Brasileira. Cadernos CERU, v. 7, n. 1, p. 67-81, 1996. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/74901>. Acesso em: 05 fev. 2020.

BREA, José Luís. Los estudios visuales: por una epistemología política de la visualidad. In: ______. Estudios Visuales: La epistemología de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Akal Estudios Visuales, 2005.

BRUNNER, José Joaquín. Un espejo trizado: ensayos sobre cultura y políticas culturales. Santiago: Salesianos, 1988.

BUTLER, Jeremy G. Introduction: Dare We Look Closely at Television? In: ______. Television Style. New York: Routledge, 2010.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.

CANO, M.A.T.; FERRIANI, M. das G.C. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Revista latino-americana de enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, abr. 2000.

CANDIDO, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 12. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: EDUSP; Ouro sobre Azul, 2017.

CHOCOLATE COM PIMENTA. Autoria de Walcyr Carrasco, colaboração de Thelma Guedes. Direção: Jorge Fernando, Fabrício Mamberti e Fred Mayrink. Direção geral e de núcleo: Jorge Fernando. Rede Globo de Televisão. Horário de exibição: 18h. Período de exibição: 08/09/2003 – 08/05/2004. 209 capítulos, cor.

CIMADEVILLA, Gustavo. La cuestión rurbana: apuntes para una entrada Comunicacional. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.33, n.2, p. 73-85, jul./dez. 2010.

DICIONÁRIO INFOPÉDIA da Língua Portuguesa. Porto: Porto Editora, 2003-2020. Disponível em: <https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/galinha>. Acesso em: 30 mai. 2020.

ÊTA MUNDO BOM; Escrita por Walcyr Carrasco e Maria Elisa Berredo; Direção artística e geral de Jorge Fernando. Rede Globo de Televisão. Horário de exibição: 18h. Período de exibição: 18/01/2016 – 26/08/2016. 190 capítulos, cor.

FREITAS, T. V. de. Articular trabalho profissional e vida familiar no contexto da flexibilização: quais os desafios para as mulheres? Ideias, Campinas, v. 7, n. 2, p. 205-226, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/ideias.v7i2.8649502>. Acesso em: 30 mai. 2020.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Albuquerque e J. Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

______. O corpo utópico: As heterotopias. Tradução de Sala Tannus Muchail. São Paulo: Edições, 2013.

HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: ______. Seduzidos pela memória: arquiteturas, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

IANNI, Octavio. A ideia de Brasil Moderno. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

LANG, Juliana. Walcyr Carrasco (perfil). In: Autores - História da Teledramaturgia. Livro II. Memória Globo. São Paulo: Globo, 2008.

LOPES, M. I. V. de. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, n. 26, p. 17-34, 2003.

______.; GOMEZ, G. O. (Orgs.). Uma década de ficção televisiva na Ibero-América: Análise de dez anos do Obitel (2007-2016). Porto Alegre: Sulina, 2017.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Oficio de cartógrafo - Travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

MITCHELL, W.J.Thomas. Teoría de la imagen: ensayos sobre representación. Madri: Ediciones Akal, 2009.

______. Qué quieren las imágenes?: una crítica de la cultura visual. Tradução de Isabel Mellén. Buenos Aires: Sans Soleil Ediciones, 2017.

PUCCI JR. Renato Luiz et al. Televisão brasileira frente à problemática da cultura participativa: os casos de A Teia e O Rebu. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo (Org.) Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2015. 455 p.

ROCHA, Simone M. Analise da televisualidade e proposições sobre o regime estético televisivo. In: ROCHA, Simone; FERRARAZ, Rogério (Org.). Análise da ficção televisiva: metodologias e praticas. 1 ed.Florianópolis: Insular, 2019, v. , p. 1-250.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Téléchargements

Publié-e

13-10-2021

Comment citer

Rocha , S. maria, & Alves Resende, O. Érika . (2021). A complexidade de personagens caipiras em imagens multiestáveis de telenovelas das seis. E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2130

Numéro

Rubrique

Artigos Originais