A produção de artigos e papers apresentados em eventos acadêmicos brasileiros sobre o YouTube na área de Internet & Política entre 2005 e 2019

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2256

Mots-clés :

YouTube. Internet e Política. Comunicação Política. Bibliometria. Análise de Conteúdo.

Résumé

O objetivo desta pesquisa é avaliar como o YouTube é estudado na área de Internet & Política (I&P) no Brasil. Através de uma combinação entre Bibliometria e Análise de Conteúdo, analisamos 85 ​papers de evento e artigos publicados em periódicos entre 2005 e 2019, recuperados através do ​Google Scholar. O foco recai sobre i) especificidades de distribuição temporal e regional, e ii) objetos de estudo e abordagens teóricas mais utilizadas. Os resultados apontam que a produção sobre YouTube em I&P cresce a partir de 2011, que as campanhas eleitorais são objeto de estudo majoritário e que “estratégia política/eleitoral” e “identidade, sociabilidade e cidadania” são as abordagens mais utilizadas no universo analisado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Bruno Washington Nichols , Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Nilton Cesar Monastier Kleina, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Djiovanni Jonas França Marioto, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Références

ARTHURS, Jane; DRAKOPOLOU, Sophia; GANDINI, Alessandro. Researching YouTube. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 24, n. 1, p. 3-15, 2018.

BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, M.; Gaskell, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 189-217.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015.

BRASIL. Lei nº 12.034, de 29 de setembro de 2009. Estabelece normas para as eleições. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12034.htm#art4>. Acesso em 24 jun. 2020.

BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. Social Network Sites: Definition, History, and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, p. 210-230, 2008.

BURGESS, J.; GREEN, J. Youtube: online video and participatory culture. Second edition ed. Cambridge, UK ; Medford, MA: Polity Press, 2018.

CGI.br. TIC Domicílios 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/>. Acesso em 24 de jun. 2020.

CGI.br. TIC Kids Online Brasil 2019. Disponível em: <https://cetic.br/pesquisa/kids-online/>. Acesso em 24 de jun. 2020.

CORUJA, Paula. YouTube em pauta: uma análise das teses e dissertações em Comunicação de 2010 a 2015. Revista Communicare, v. 17, n. 2, p. 82-99, 2017.

DAVIDSON, James et al. The YouTube video recommendation system. In: THE FOURTH ACM CONFERENCE, 2010, Barcelona, Spain. ACM Press, 2010.

DIJCK, José Van. The culture of connectivity: a critical history of social media. New York: Oxford University Press, 2013.

HERTZOG, L. Dá um like, se inscreve no canal e compartilha o vídeo: Um estudo sociológico sobre o trabalho e as novas tecnologias digitais no YouTube Brasil. 2019. 339 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, 2019.

KEELAN, Jennifer; PAVRI-GARCIA, Vera; TOMLINSON, George; WILSON, Kumanan. YouTube as a source of information on immunization: a content analysis. JAMA, v. 298, n. 21, p. 2482–2484, 2007.

LANGE, Patricia G. Kids on YouTube: Technical Identities and Digital Literacies. Walnut Creek, CA: Left Coast Press, 2014.

LANGE, Patricia G. Publicly Private and Privately Public: Social Networking on YouTube. Journal of Computer-Mediated Communication, n. 13, p. 361-380, 2008.

LEWIS, Rebecca. Alternative Influence: Broadcasting the Reactionary Right on YouTube. [S.l.]: Data & Society Research Institute, 2018

MAY, Albert L. Who Tube? How YouTube’s News and Politics Space Is Going Mainstream. International Journal of Press/Politics, v. 15, n. 4, p. 499 –511, 2010.

MARTÍN-MARTÍN, Alberto; THELWALL, Mike; ORDUNA-MALEA, Enrique; LÓPEZ-CÓZAR, Emilio. Google Scholar, Microsoft Academic, Scopus, Dimensions, Web of Science, and OpenCitations' COCI: a multidisciplinary comparison of coverage via citations. ArXiv preprint arXiv: 2004.14329, 2020.

MUGNAINI, Rogério; DAMACENO, Rafael; DIGIAMPIETRI, Luciano; MENA-CHALCO, Jesús. Panorama da produção científica do Brasil além da indexação: uma análise exploratória da comunicação em periódicos. Transinformação, 31: 1-15, 2019.

MILIKEN, Mary; GIBSON, Kerri; O'DONNELL, Susan. User-generated video and the online public sphere: Will YouTube facilitate digital freedom of expression in Atlantic Canada?. American Communication Journal, v. 10, n. 3, p. 1-14, 2008.

RIEDER, Bernhard; MATAMOROS-FERNÁNDEZ, Ariadna; COROMINA, Òscar. From ranking algorithms to ‘ranking cultures’: Investigating the modulation of visibility in YouTube search results. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, v. 24, n. 1, pp. 50-68, 2018.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; BRAGATTO, Rachei Callai; NICOLÁS, Maria Alejandra. A construção do campo de internet e política: análise dos artigos brasileiros apresentados entre 2000 e 2014. Revista Brasileira de Ciência Política, n.21, p. 285-320, Set/Dec 2016.

SAMPAIO, Rafael Cardoso, MITOZO, Izabele, MASSUCHIN, Michelle Goulart, FONTES, Giulia Sbaraini, PENTEADO, Cláudio Luis de Camargo. Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura: uma análise dos papers apresentados no grupo de trabalho da Anpocs. BIB, n. 85, 126-147, julho de 2018.

SNELSON, Chareem. YouTube Across the Disciplines: A Review of the Literature. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, v. 7, n. 1, p. 159-169, 2011.

SOUKUP, Paul A. Looking at, with and through YouTube. Communication Research Trends, v. 33, n. 3, p. 3-34, 2014.

SPINAK, Ernesto. Diccionario Enciclopédico de Bibliometría, Cienciometría e Informetría. Caracas: Unesco, 1996.

THINK WITH GOOGLE. Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video-viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videos-em-2018/>. Acesso em 24 de jun. 2020.

WE ARE SOCIAL, KEPIOS, HOOTSUITE. Digital 2019 – Brazil. Disponível em: <https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil>. Acesso em 24 de jun. 2020.

Téléchargements

Publié-e

29-10-2021

Comment citer

Sampaio, R. C., Nichols , B. W., Kleina, N. C. M., & Marioto, D. J. F. (2021). A produção de artigos e papers apresentados em eventos acadêmicos brasileiros sobre o YouTube na área de Internet & Política entre 2005 e 2019. E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2256

Numéro

Rubrique

Artigos Originais