Juntas e misturadas no GNT?

Performances de feminilidades sob tensão

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2375

Mots-clés :

Feminilidades, Performance, Audiovisual, GNT

Résumé

No âmbito dos estudos de TV, discute-se relações entre performances de gênero e de marca. O artigo problematiza construções de feminilidades que respondem por estratégias comunicacionais do GNT tendo a noção de performance como categoria teórico- metodológica para análise de como e com quais corpos o canal constitui figurações de si. Contempla sua formação histórica e analisa um corpus formado por seis produtos - veiculados na programação, no site, no YouTube e Facebook - referentes ao Dia Internacional da Mulher, em 2017, quando são evidenciadas aproximações com o sentido de diversidade. Resultados indicam ambiguidades em como o canal se faz ver, desde então, nessas ambiências.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia da UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e é pesquisadora docente do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC).

Tess Chamusca, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e ao Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS).

Références

A PROPAGANDA é delas. Isto é, 26 jun. 2002. Disponível em: <https://istoe.com.br/26226A+PROPAGANDA+E+DELAS/>. Acesso em: 29 jan. 2019.

ARAÚJO, M. 2000: A crise chegou e o sonho da TV paga virou pesadelo! TV Magazine, 4 nov. 2014. Disponível em: <https://www.tvmagazine.com.br/noticias/2000-a-crise-chegou-e-o-sonho-da-tv-paga-viroupesadelo,27269>. Acesso em: 29 jan. 2019.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

______. Diversidade e direitos na interculturalidade global. Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 8, p. 145-152, abr./jul.2009.

CARDOSO FILHO, J.; GUTMANN, J. F. Performances como expressões da experiência estética: modos de apreensão e mecanismos operativos. Intexto, Porto Alegre, n. 47, p. 104-120, set./dez. 2019.

______.; ______.; AZEVEDO, R. J. Performances e memória em expressões televisivas. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 1-17, set./dez. 2017.

CHAMUSCA, Tess. O GNT entra em uma Saia Justa: articulações entre identidade de marca e relações de gênero. Fronteiras, São Leopoldo, v. 21, n. 2, p. 79-91, mai./ago. 2019.

______. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

DIA DA MULHER. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (45 s.). Publicado pela fanpage GNT. Disponível em: <https://www.facebook.com/gnt/videos/1801533719872990/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

DIA internacional da mulher. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (22 s.). Disponível em: <https://www.facebook.com/gnt/videos/1799996556693373/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

ELESPORELAS (HeforShe) - Spots Mídia: GNT Marcelo Tas e Bela Gil. [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (1min.). Publicado pelo Canal ONU Mulheres Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3ukIHRW6HGU>. Acesso em: 14 fev. 2019.

ENCONTRO de poder. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (1 min. 52 s.). Publicado pelo canal GNT. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t01JLY4g0zU>. Acesso em: 20 dez. 2018.

FREIRE FILHO, J. Poder de compra: pós-feminismo e consumismo nas páginas da revista Capricho. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 15., 2006, Bauru. Anais... Bauru: Unesp, 2006.

GNT. Brand Book. Iussuu, 2011. Disponível em: <https://issuu.com/marcioleite/docs/brandbook_gnt>. Acesso em: 25 fev. 2017.

______. Mulheres em evidência. GNTApps, 2013. Disponível em: <http://gntapps.com.br/mulheresevidencia/pdf/Estudo_GNT.pdf>. Acesso em: 8 abr. 2021.

______. Rasgue o verbo. GNT, [2016]. Disponível em: <http://gnt.globo.com/especiais/eles-por-elas/infograficos/rasgue-o-verbo.htm>. Acesso em 14 fev. 2019.

GNT DOC. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (35 s.). Publicado pela fanpage GNT. Disponível em: <https://www.facebook.com/gnt/videos/1794713583888337/>. Acesso em: 7 fev. 2019.

GNT lança novo on air em março. Portal da propaganda, 6 mar. 2008. Disponível em: <http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/2341>. Acesso em: 29 jan. 2019.

GNT participa da Semana de Artes Eles Por Elas em apoio à ONU Mulheres. GNT, Rio de Janeiro, 2 mar. 2017. Disponível em: <http://gnt.globo.com/especiais/eles-por-elas/materias/gnt-participa-da-semana-deartes-eles-por-elas-em-apoio-onu-mulheres.htm>. Acesso em: 5 fev. 2019.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Editora Vozes. 10. ed, 2002.

GUTMANN, J. F. Sobre performance e historicidade: uma proposta de abordagem estética e cultural da MTV Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2015, Brasília. Anais... Belém: UnB, 2015.

INAUGURANDO a vida... [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (51 min. 35 s.). Publicado pelo GNT Play. Disponível em: <https://globosatplay.globo.com/gnt/v/5712077/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

JIMENEZ, K. Novo programa do GNT tem humor e irreverência. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 abr. 2002. Telejornal, p. T3.

MACHADO, F. O. C. Seja ótima, seja feliz: Discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

MCROBBIE, A. Post-feminism and popular culture. Feminist Media Studies, v. 4, n. 3, p. 255-264, 2004.

PADIGLIONE, C. ‘Saia Justa’ faz festa de 1 ano com direito a platéia. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 abr. 2003. Telejornal, p. T3.

PESSINI, A. C. Mais jovem, urbano e feminino. Isto é gente, São Paulo, 22 set. 2003. Disponível em: <https://www.terra.com.br/istoegente/216/diversao_arte/tv_foco_mais_jovem_urbano_feminino.htm>. Acesso em: 15 maio 2017.

PODER das minas ao vivo. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (45 min. 52 s.). Publicado pela fanpage GNT. Disponível em: <https://www.facebook.com/gnt/videos/1801470439879318/>. Acesso em: 15 jan. 2019.

PONTE, R. F. d. Reflexões sobre o processo semiótico da identidade televisiva: o sonoro, o visual e o verbal nas vinhetas. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

SCHECHNER, R. Performance Studies: an introduction. New York: Routledge, 2006.

SOBRE o programa. GNT, Rio de Janeiro, [2016]. Disponível em: <http://gnt.globo.com/programas/liberdade-de-genero/>. Acesso em: 5 fev. 2019.

SULINA, V. GNT foca em “mulher real” em sua nova programação. R7 Entretenimento, 15 mar. 2011. Disponível em: <http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/gnt-foca-em-mulher-real-em-suanova-programacao-20110315.html>. Acesso em: 14 fev. 2019.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas américas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

VINHETA antiga do canal GNT (1991). [S. l.: s. n.], 2016. 1 vídeo (20 s.). Publicado pelo Canal Fita VT. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RmX8Ycf35UY>. Acesso em: 14 fev. 2019.

WILLIAMS, R. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Téléchargements

Publié-e

10-06-2021 — Mis(e) à jour 01-12-2021

Comment citer

Gutmann, J. F., & Chamusca, T. (2021). Juntas e misturadas no GNT? Performances de feminilidades sob tensão. E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2375

Numéro

Rubrique

Artigos Originais