Ella, John, Jeanne e Albert:
amor, envelhecimento, finitude, desvelo e (des)razão
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.2404Mots-clés :
Cinema, Produção de Significados, Envelhecimento, VelhicesRésumé
Este artigo focaliza a produção social de sentidos para o envelhecimento com base nos modos como o cinema atual apresenta as pessoas mais velhas. Examinando dois filmes de ampla circulação, refletimos sobre preceitos, convenções e pressupostos em relação ao lugar dos idosos na sociedade. Estereótipos derrogatórios e preconceitos são reafirmados ou confrontados nestas tramas. Analisar as representações do envelhecimento acionadas pela indústria do entretenimento implica destacar o papel do simbólico na experiência vivida e argumentar pela responsabilidade social da comunicação na promoção de formas mais respeitosas e solidárias de viver e atuar no mundo.
Téléchargements
Références
AUGÉ, M. El tiempo sin edad: etnología de sí mismo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2016.
CALASSANTI, T. SLEVIN, K. F. (Eds.) Age matters: realigning feminist thinking. N. York: Routledge, 2006.
CASACA, S.; BOULDPY, S. Género, idade e mercado de trabalho. In: CASACA, S. F. (Coord.) Mudanças laborais e relações de género: novos vetores de desigualdade. Lisboa: Fundação Económicas/Almedina, 2012, p. 87-132.
CASTRO, G. G. S. O idadismo como viés cultural: refletindo sobre a produção de sentidos para a velhice em nossos dias. Galáxia, São Paulo, n. 31, p. 79-91, 2016.
______. Precisamos discutir sobre o idadismo. Revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 38-55, 2017.
______. Velho é o seu preconceito: comunicação e consumo em tempos de longevidade. Revista da ESPM, São Paulo, v. 4, p. 56-80, 2018.
DEBERT, G. G. A reprivatização do envelhecimento nas imagens da mídia. In: CASTRO, G. G. S.; HOFF, T. (Orgs.). Comunicação, consumo e envelhecimento no contemporâneo: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2018, p. 75-93.
______. Gênero e envelhecimento. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 33-51, 1994.
ELLA & John. Direção: Paolo Virzi. Distribuição: Sony Pictures. Itália/EUA, 2017. Filme longa metragem (1h53min). Título original: The Leisure Seeker. Legenda.
E SE vivêssemos todos juntos? Direção: Stéphane Robelin. Distribuição: Imovision. França/Alemanha, 2010. Filme longa metragem (1h36min). Título original: Et si on vivait tous ensemble? Legenda.
FEATHERSTONE, M. A velhice e o envelhecimento na pós-modernidade. A Terceira Idade, São Paulo, v. 10, n. 14, set. 1998.
FREIXAS, A.; LUQUE, B.; REINA, A. Critical feminist gerontology in the back room of research. Journal of Women & Aging, n. 24, p. 44-58, 2012.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
______. O Método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PY, L. Finitude e o sentido da vida. 16 jul. 2017. Vimeo: Instituto CPFL - Café Filosófico. Disponível em: <https://institutocpfl.org.br/finitude-e-infinitude-com-ligia-py-versao-completa/>. Acesso em: 14 out. 2021.
______. Significados da velhice e a busca de sentido para a finitude. In: CASTRO, G. G. S.; HOFF, T. (Orgs.). Comunicação, consumo e envelhecimento no contemporâneo: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2018, p. 131-138.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2007.
______. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.
TWIGG, J.; MAJIMA, S. Consumption and the constitution of age: expenditure patterns on clothing, hair and cosmetics among post-war ‘baby boomers’. Journal of Aging Studies, n. 30, p. 23-32, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Gisela Granjeiro da Silva Castro, Ricardo Zagallo Camargo, Kareen Regina Terenzzo 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.