Sensibilidades pop periféricas

Abordagens teóricas para estudos sobre música pop a partir da América Latina

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2722

Mots-clés :

cultura pop, música pop, entrelugar, colonialidade, bastardização

Résumé

A partir do enquadramento de narrativas episódicas, críticas culturais a álbuns fonográficos e videoclipes de três artistas que, mesmo cantando em espanhol e português, são consagrados na cultura pop anglófona, argumenta-se pela clivagem teórica em torno das noções de entrelugar, colonialidade e bastardização como aparatos conceituais capazes de complexificar leituras de fenômenos da música pop atravessados pela ideia de latinidade. Aposta-se na compreensão de que sensibilidades pop periféricas deslocam interpretações para as negociações estéticas e políticas que colocam em suspeita tradições assentadas pelo marxismo na análise de produções oriundas das indústrias do entretenimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa Procad/CAPES. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop/ CNPq). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista produtividade em Pesquisa 2 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Références

ANITTA. Girl From Rio (Official Video). YouTube, 30 abr. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CuyTC8FLICY>. Acesso em: 20 out. 2023.

ANITTA. Boys Don’t Cry [Official Music Video]. YouTube, 27 jan. 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PkzJgGZBFDg>. Acesso em: 20 out. 2023.

BAD BUNNY. Tití Me Preguntó (Video Oficial) | Un Verano Sin Ti. YouTube, 1 jun. 2022a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Cr8K88UcO0s>. Acesso em: 20 out. 2023.

BAD BUNNY. El Apagón – Aquí Vive Gente (Video Oficial) | Un Verano Sin Ti. YouTube, 16 set. 2022b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1TCX_Aqzoo4>. Acesso em: 20 out. 2023.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

______. Latino-Americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.

______. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

CAPUANO, A. O recorde musical de Bad Bunny que o coloca entre os maiores da história: cantor porto-riqueno tem dominado as paradas musicais desde 2020, e a ascensão parece não estar nem próxima do fim. Veja, on-line, 20 set. 2022. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/coluna/o-som-e-a-furia/o-recorde-musical-de-bad-bunny-que-o-coloca-entre-os-maiores-da-historia/>. Acesso em: 20 out. 2023.

CASTRO, R. Carmen, uma biografia. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2005.

FRANÇOZA, D. “Motomami”: Rosalía estreia álbum com recorde de streams e 11 faixas no Top 200 Global. POPline, 19 mar. 2022. Disponível em: <https://portalpopline.com.br/motomami-rosalia-estreia-album-com-recorde-de-streams-e-11-faixas-no-top-200-global/>. Acesso em: 20 out. 2023.

GARCIA, T. C. O “It verde e amarelo” de Carmen Miranda (1930-1946). 2001. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

GUMBRECHT, H. U. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC Rio, 2010.

HERMÓGENES, J. Com Motomami, Rosalía se põe como uma das mais criativas artistas da atualidade. 2022. Disponível em: <https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2022/03/31/rosalia-motomami-resenha/>. Acesso em: 30 dez. 2022.

LOPES, D. Do entre-lugar ao transcultural. In: LOPES, D. No coração do mundo: paisagens transculturais do cinema contemporâneo. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 12-38.

LOPES, L. Anitta entra para o Guiness por top e global do Spotify com “Envolver”. CNN, 12 jul. 2022. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/anitta-entra-para-o-guinness-por-top-1-global-do-spotify-com-envolver/>. Acesso em: 20 out. 2023.

LUGONES, M. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, Colômbia, n. 9, p. 73-101, jul.-dez. 2008.

______. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p. 935-952, set.-dez. 2014.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

MISKOLCI, R. Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada. São Paulo: Autêntica, 2021.

MOTA, J. Album review: Un Verano sin Ti. 2022. Disponível em: <https://pitchfork.com/reviews/albums/bad-bunny-un-verano-sin-ti/>. Acesso em: 27 jan. 2023.

PEREIRA DE SÁ, S. Baiana internacional: as mediações culturais de Carmen Miranda. Rio de Janeiro: MIS/Faperj, 2002.

______. Música pop-periférica brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital. Curitiba: Appris, 2021.

PRADO, J. L. A.; ALLEGRETTI, B.; GIOVANNINI, R. Controvérsia Schwarcz/Beyoncé: sociabilidades antagonistas e direito ao debate. Revista Eco-Pós, v. 24, n. 2, p. 226-251, 2021. Disponível em: <https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27659>. Acesso em: 27 jan. 2023.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, P. M. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2010. p. 73-118.

REGEV, M. Pop-Rock Music: Aesthetic Cosmopolitanism in Late Modernity. Cambridge: Polity Press, 2013.

RIBEIRO, A. C. Anitta: Versions of Me. 2022. Disponível em: <https://www.thelineofbestfit.com/reviews/albums/anitta-versions-of-me>. Acesso em: 8 jan. 2023.

RINCÓN, O. O popular na comunicação: culturas bastardas + cidadanias celebrities. Revista Eco-Pós, v. 19, n. 3, p. 27-49, 2016. Disponível em: <https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/5420>. Acesso em: 2 jan. 2023.

ROSALÍA. Saoko (Official Video). YouTube, 4 fev. 2022a. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6o7bCAZSxsg>. Acesso em: 20 out. 2023.

ROSALÍA. Chicken Teryiaki (Official Video). YouTube, 24 fev. 2022b. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OG4gq9fCoRE>. Acesso em: 20 out. 2023.

SAFATLE, V. P. O fim da música. Folha de S.Paulo, Ilustrada, São Paulo, 2015, p. 9, out. 2015. Disponível em: <https://feeds.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/235828-o-fim-da-musica.shtml>. Acesso em: 5 set. 2023.

SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo: as afirmações das Epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTIAGO, S. The Space in Between. Durham: Duke University Press, 2001.

______. O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

______. As raízes e o labirinto da América Latina. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

______. Uma literatura nos trópicos. ed. ampl. Recife: Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), 2019.

SCHECHNER, R. O que é performance?. In: Performance studies: an introduccion. 2. ed. New York & London: Routledge, p. 28-51, 2006. Disponível em: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/O_QUE_EH_PERF_SCHECHNER.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2023.

SCHWARCZ, L. M. Filme de Beyoncé erra ao glamorizar negritude com estampa de oncinha. Folha de S.Paulo, Opinião, São Paulo, 2 ago. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/08/filme-de-beyonce-erra-ao-glamorizar-negritude-com-estampa-de-oncinha.shtml#:~:text=%22Black%20Is%20King%22%20retrata%20a,de%20filosofias,%20cosmologias,%20t%C3%A9cnicas>. Acesso em: 5 set. 2023.

SHEPHERD, J. E. Album Review: Motomami. 2022. Disponível em: <https://pitchfork.com/reviews/albums/rosalia-motomami/>. Acesso em: 13 jan. 2023.

SOARES, T. Abordagens teóricas para estudos sobre cultura pop. Logos, v. 2, n. 24, 2014. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/viewFile/14155/10727>. Acesso em: 22 jan. 2023.

______. Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop. Galáxia, São Paulo, n. 44, p. 188-200, maio-ago. 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/43609/32376>. Acesso em: 19 jan. 2023.

______. Abordagens teóricas para estudo da teatralidade em performances midiáticas: dramas, roteiros, ações. Revista Alceu, v. 21, n. 43, p. 210-227, 2021. Disponível em:

<http://revistaalceu.com.puc-rio.br/index.php/alceu/article/view/225>. Acesso em: 21 jan. 2023.

SONTAG, S. Contra a interpretação. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

Téléchargements

Publié-e

06-09-2023

Comment citer

Soares, T. (2023). Sensibilidades pop periféricas: Abordagens teóricas para estudos sobre música pop a partir da América Latina. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2722

Numéro

Rubrique

Artigos Originais