Vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2813

Mots-clés :

Alberto Cavalcanti, Estudos queer, Cinema queer

Résumé

Trata-se de um estudo inicial sobre os vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti, um cineasta brasileiro que construiu carreira entre a França e a Inglaterra, onde participou dos principais movimentos de vanguarda da primeira metade do século XX. Nos estudos até então existentes, sua homossexualidade é amplamente informada, porém, nunca estudada. O objetivo é, portanto, analisar os resíduos homoeróticos na biografia desse cineasta moderno e cosmopolita, bem como estudar o teor homoerótico de seu curta-metragem Coalface (1935). A metodologia faz uso ensaístico de uma triangulação entre leitura de textos biográficos, exame de literatura científica e produção de análise fílmica.

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Biographie de l'auteur-e

Dieison Marconi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e pesquisador em regime de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

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Publié-e

13-11-2023

Comment citer

Marconi, D. (2023). Vestígios queer na biografia e na filmografia de Alberto Cavalcanti. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2813

Numéro

Rubrique

Artigos Originais