Babel do século XXI: do mito às mídias
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.285Mots-clés :
o mito bíblico de Babel, século XXI, globalização, Nova York, Babel, filme de González Iñárritu, crise da representaçãoRésumé
As imagens e os sentidos da cidade se modificam no tempo e no espaço, ligadas a contextos históricos e sociais. Nesse sentido, é que se tem dito que pensar a cidade na cultura contemporânea implica lê-la como parte integrante de um sistema comunicacional, associado ao avanço tecnológico que afeta a ordem da representação. Observa-se, entretanto, que, em tais representações nas mídias, nas artes e na literatura, recorre-se a mitos arcaicos a exemplo de Babel e sua Torre, que, desde a origem bíblica, referem-se aos fenômenos da comunicação e da cidade. Esse mito arcaico é suporte semântico que possibilita caracterizar fenômenos novos como a cidade moderna e suas derivas pós-modernas, com sua urbanidade mecânica, a atomização, o progresso, as tecnologias. Essa premissa é ponto de partida para analisar a Babel do século XXI, cenarizada e dramatizada em produtos midiáticos, que a reeditam, desde representações da destruição das Twin Towers, da babélica Nova York, até a São Paulo Fashion Week, de 2008, passando pelo filme Babel (2006), produção americana dirigida pelo mexicano González Iñárritu. Imagem da disjunção, do caos e da incomunicação, a saga de Babel aí encenada permite pôr em questão a crise da representação e dimensionar o choque de culturas, o drama multicultural, as barreiras territoriais, sociais, políticas e culturais da era da globalização.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.