A obsolescência da comunicação

da arte de narrar ao extrativismo de dados

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ecomps.3100

Mots-clés :

Indústria Cultural, Desinformação, Fake News, Redes sociais, Fetichismo

Résumé

O artigo propõe uma análise sobre a relação entre a indústria cultural e o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), notadamente à luz das ideias de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Günther Anders, a partir de uma pesquisa bibliográfica. Dentre os fenômenos e as tendências contemporâneas investigadas, destaca-se a perda de referência e de memória histórica, diante da afirmação do presentismo; o confronto à noção de verdade objetiva; os processos de extrativismo de dados e de captura do olhar; e a emergência de novos paradigmas da imagem que fazem avançar a estetização da política.

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Bibliographies de l'auteur-e

Gustavo Moura de Cavalcanti Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Sociologia e graduado em Economia pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Economia pela USP e em Sociologia pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Franciani Bernardes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidad San Pablo-CEU (Madri) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Realizou pós-doutorado em Política Social na UFES, com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). É membro do Observatório da Mídia, Direitos Humanos, Políticas, Sistemas e Transparências (UFES).

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Publié-e

2025-03-21

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Mello, G. M. de C., & Bernardes, F. (2025). A obsolescência da comunicação: da arte de narrar ao extrativismo de dados. E-Compós, 28. https://doi.org/10.30962/ecomps.3100

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Rubrique

Artigos Originais