Significações do trabalho nas narrativas do eu: estratégias comunicacionais da marca Nextel na campanha “Bem-vindo ao Clube”

Auteurs-es

  • Vander Casaqui

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.483

Mots-clés :

Comunicação e Consumo, Trabalho, Publicidade, Midiatização, Subjetividade

Résumé

A campanha publicitária da marca de serviços telefônicos Nextel é analisada sob a ótica das teorias do trabalho e do consumo. Discutimos os significados das narrativas construídas pelos sujeitos que protagonizam os filmes, ao apresentarem suas trajetórias erráticas de vida, em relação às expectativas do outro, como traços identitários associados ao universo simbólico de Nextel. Nessas narrativas, o trabalho é destaque, como esfera de desafio e de afirmação, de identificação e de estranhamento, de perspectivas de fracasso e de conquista do sucesso. A reflexão sobre a espetacularização e a estetização da intimidade, por meio da midiatização das narrativas do eu, serve como base para a compreensão do papel da atividade produtiva na vinculação de sujeitos em comunidades imaginadas pela linguagem publicitária.

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Publié-e

23-02-2011

Comment citer

Casaqui, V. (2011). Significações do trabalho nas narrativas do eu: estratégias comunicacionais da marca Nextel na campanha “Bem-vindo ao Clube”. E-Compós, 13(2). https://doi.org/10.30962/ec.483

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático