Para pensar a cidade: passagens entre representações publicitárias ideais e vivências concretas

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.242

Palavras-chave:

cidade, publicidade, participação, relações comunicacionais, governo local.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apontar e discutir as tensões entre as representações publicitárias ideais da cidade e as vivências concretas resultantes das experiências, pertencimentos, e relações comunicativas que os cidadãos tecem junto aos outros e ao governo local. Nosso propósito é o de evidenciar as distâncias existentes entre “idealizar” a cidade e “participar” de processos decisórios que determinam seu planejamento e gestão. Argumentamos que a relação entre governantes e governados não se sustenta pela noção de “belo”, mas pelo “conflito” que estabelece divergências e, ao mesmo tempo, evidencia novos caminhos e articulações. Para tanto, realizamos uma análise da campanha “Quem gosta de BH tem seu jeito de mostrar”, lançada pela prefeitura de Belo Horizonte em maio de 2003.

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Publicado

10-03-2009

Como Citar

Salgueiro Marques, Ângela C. (2009). Para pensar a cidade: passagens entre representações publicitárias ideais e vivências concretas. E-Compós, 11(3). https://doi.org/10.30962/ec.242

Edição

Seção

Artigos Originais