A paródia de notícias como jornalismo conotativo

Proposta de um conceito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2622

Palavras-chave:

jornalismo conotativo, humor, paródia, fake news, conotação

Resumo

As paródias de notícias, manifestação tradicional de humor no jornalismo, tornaram-se muito populares nas redes sociais, podendo se confundir com as chamadas fake news. Buscando um caminho para uma distinção entre essas duas manifestações, partimos da análise de exemplos históricos de paródias publicadas no jornal alternativo O Pasquim na década de 1970 e exemplos recentes de paródias veiculadas no site de humor O Sensacionalista entre 2018 e 2020, para identificar elementos do que propomos classificar como jornalismo conotativo, um jornalismo que não se destina a uma leitura literal e critica, por meio do humor, os procedimentos do próprio jornalismo.

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Biografia do Autor

José Ismar Petrola, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA-USP), na Área de concentração Interfaces Sociais da Comunicação.

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Publicado

20-07-2022

Como Citar

Petrola, J. I. (2022). A paródia de notícias como jornalismo conotativo: Proposta de um conceito. E-Compós, 25. https://doi.org/10.30962/ec.2622

Edição

Seção

Artigos Originais