A produção de artigos e papers apresentados em eventos acadêmicos brasileiros sobre o YouTube na área de Internet & Política entre 2005 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.2256Palavras-chave:
YouTube. Internet e Política. Comunicação Política. Bibliometria. Análise de Conteúdo.Resumo
O objetivo desta pesquisa é avaliar como o YouTube é estudado na área de Internet & Política (I&P) no Brasil. Através de uma combinação entre Bibliometria e Análise de Conteúdo, analisamos 85 papers de evento e artigos publicados em periódicos entre 2005 e 2019, recuperados através do Google Scholar. O foco recai sobre i) especificidades de distribuição temporal e regional, e ii) objetos de estudo e abordagens teóricas mais utilizadas. Os resultados apontam que a produção sobre YouTube em I&P cresce a partir de 2011, que as campanhas eleitorais são objeto de estudo majoritário e que “estratégia política/eleitoral” e “identidade, sociabilidade e cidadania” são as abordagens mais utilizadas no universo analisado.
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