El periodismo financiado por plataformas

un análisis del apoyo a arreglos alternativos a los conglomerados de medios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.2821

Palabras clave:

Periodismo, Arreglos alternativos, Plataformas, Financiación, Discurso

Resumen

El artículo discute la influencia de las empresas de plataforma en el mercado periodístico, con énfasis en la relación establecida entre Google y Meta y los arreglos alternativos a los conglomerados de medios en Brasil. Mediante triangulación metodológica, se mapearon los programas de financiamiento lanzados para subsidiar los medios de prensa y se realizaron siete entrevistas semiestructuradas con representantes de estas iniciativas abordadas, con el fin de comprender la influencia de las plataformas en los procesos de trabajo de los comunicadores. Por último, se analizaron las estrategias discursivas empleadas. Los resultados muestran el interés de las plataformas por reconfigurar la prensa según sus lógicas operativas.

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Biografía del autor/a

Camila Acosta Camargo, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP).

Cláudia Nonato, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pós-doutoranda no Departamento de Comunicação e Artes (CCA) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP) e professora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP).

Fernando Felício Pachi Filho, Faculdade Salvador Arena, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Faculdade Engenheiro Salvador Arena e pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP).

Thales Vilela Lelo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM/UnB), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

06-12-2023

Cómo citar

Camargo, C. A., Nonato, C., Pachi Filho, F. F., & Lelo, T. V. (2023). El periodismo financiado por plataformas: un análisis del apoyo a arreglos alternativos a los conglomerados de medios. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2821

Número

Sección

Artigos Originais