Jornalismo financiado por plataformas

análise dos apoios concedidos aos arranjos alternativos às corporações de mídia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2821

Mots-clés :

Jornalismo, Arranjos alternativos, Plataformas, Financiamento, Discurso

Résumé

O artigo discute a influência das empresas de plataforma no mercado jornalístico, com ênfase para a relação estabelecida entre Google e Meta e os arranjos alternativos às corporações de mídia no Brasil. Por meio da triangulação metodológica, foram mapeados os programas de financiamento lançados para subsidiar veículos de imprensa e realizadas sete entrevistas semiestruturadas com representantes das iniciativas contempladas, visando compreender a influência das plataformas nos processos de trabalho dos comunicadores. Por fim, são analisadas as estratégias discursivas empregadas. Os resultados evidenciam o interesse das plataformas em reconfigurar a imprensa conforme suas lógicas operacionais.

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Camila Acosta Camargo, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP).

Cláudia Nonato, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pós-doutoranda no Departamento de Comunicação e Artes (CCA) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP) e professora do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP).

Fernando Felício Pachi Filho, Faculdade Salvador Arena, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Faculdade Engenheiro Salvador Arena e pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP).

Thales Vilela Lelo, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM/UnB), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publié-e

06-12-2023

Comment citer

Camargo, C. A., Nonato, C., Pachi Filho, F. F., & Lelo, T. V. (2023). Jornalismo financiado por plataformas: análise dos apoios concedidos aos arranjos alternativos às corporações de mídia. E-Compós, 26. https://doi.org/10.30962/ec.2821

Numéro

Rubrique

Artigos Originais