Representações do outro: estudo com imagens em livros didáticos

Auteurs-es

  • Luciana Coutinho Souza
  • Maria Ogécia Drigo

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.1308

Mots-clés :

Comunicação, Educação, Alteridade, Representação visual, Livros didáticos

Résumé

Este artigo apresenta resultados de pesquisa empreendida sob os auspícios da FAPESP, cujo contexto vem da interseção entre Comunicação e Educação. Considerando o fato de o livro didático estar entre os meios responsáveis por propagar mensagens que envolvam a alteridade, com foco em representações visuais, interessava-nos compreender o tratamento dado ao outro e, em que medida, se tal tratamento favorece a construção de ambientes que propiciam a coexistência das diferenças, ou o contrário. De modo geral, os muitos outros que se apresentaram no material didático selecionado – Livros Didáticos, para as séries finais do Ensino Fundamental das disciplinas escolares –, posicionaram-se com as nuances de proximidade que a classificação do modo de estar com o outro propiciam. A solidariedade é, enfim, a modalidade que prepondera.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

23-05-2018

Comment citer

Souza, L. C., & Drigo, M. O. (2018). Representações do outro: estudo com imagens em livros didáticos. E-Compós, 21(2). https://doi.org/10.30962/ec.1308

Numéro

Rubrique

Artigos Originais