Almeida Salles em O Estado de S. Paulo

realismo ambivalente, autoria e ato crítico

Auteurs-es

  • Fábio Uchôa Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2013

Mots-clés :

Crítica de cinema., O Estado de S. Paulo., Francisco Luiz de Almeida Salles

Résumé

O tema geral é o trajeto de Francisco Luiz de Almeida Salles em O Estado de S. Paulo, do qual foi redator encarregado pela crítica de cinema entre 1950 e 1961. Busca-se definir as continuidades de sua escrita, incluindo formas, temas, postulados da crítica diária, bem como a opção teórica por um realismo ambivalente. Para tanto, toma-se por inspiração metodológica o mapeamento de seu “ato crítico” (Antônio Cândido), elucidando-se que seu principal campo de manobra será o biográfico/autoral, examinado como local de empenho das relações entre o racional e o sensível.

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Biographie de l'auteur-e

Fábio Uchôa, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Pós-doutor em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Curitiba, Paraná, Brasil. Atuou como pesquisador da Cinemateca Brasileira. É coordenador do grupo de pesquisas Cine&Arte (CNPq).

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Publié-e

08-05-2020

Comment citer

Uchôa, F. (2020). Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico. E-Compós, 23. https://doi.org/10.30962/ec.2013

Numéro

Rubrique

Artigos Originais