Engano, desconfiança e dramatização

contradições entre recomendações e práticas no combate à desinformação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2174

Mots-clés :

Notícias falsas, Educomunicação, Jornalismo

Résumé

Para combater a disseminação de notícias falsas, veículos de comunicação passam a adotar parte dos pressupostos do letramento midiático em campanhas didáticas no incentivo ao consumo de fontes de informação mais criteriosas. Este estudo analisa a campanha “Fake news: não faça parte dessa mentira”, promovida pela Rede Globo em 2019. O artigo avalia como as ferramentas próprias da tradição crítica (presente nas práticas de educomunicação) são apropriadas e de que forma o conteúdo das recomendações apresentadas na campanha didática da Globo ecoam ou entram em conflito com o formato adotado pela emissora para educar seu público e, indiretamente, destacar-se como fonte de informação legitimada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidade do Minho (Braga/Portugal, Capes). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/Umesp), São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

Références

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Nashville, vol. 31, n. 2, p. 211-36, abr-jun, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1257/jep.31.2.211. Acesso em: 21 abr. 2020.

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 14, n. 3, set.-dez. 2009, p. 19-28. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43579/47201. Acesso em 21 abr. 2020.

BUCCI, Eugênio. Existe democracia sem verdade factual? Cultura política, imprensa e bibliotecas públicas em tempos de fake news. Barueri (SP): Estação das Letras e Cores, 2019.

BUCKINGHAM, David. Media education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity, 2003.

CAPLAN, Robyn. How do you deal with a problem like “fake news”? Data & Society: Points, New York, 5 jan. 2017. Disponível em: https://points.datasociety.net/how-do-you-deal-with-a-problem-like-fake-news-80f9987988a9. Acesso em: 21 abr. 2020.

CAPRINO, Mônica Pegurer; MARTÍNEZ-CERDÁ, Juan-Francisco. Alfabetización mediática en Brasil: experiencias y modelos en educación no formal. Comunicar, Huelva, v. 24, n. 49, out-dez, 2016, p. 39-48. Disponível em: https://doi.org/10.3916/C49-2016-04. Acesso em: 21 abr. 2020.

CARPANEZ, Juliana. Veja o passo a passo da notícia falsa que acabou em tragédia em Guarujá. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 set. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/veja-o-passo-a-passo-da-noticia-falsa-que-acabou-em-tragedia-em-guaruja.shtml. Acesso em: 21 abr. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2004.

CITELLI, Adilson. Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2006.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: convergências educomunicativas. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, vol. 7, n. 19, p. 67-85, jul. 2010. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/195. Acesso em: 21 abr. 2020.

CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: implicações contemporâneas. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina (orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011, p. 59-76.

COSTA, Maria Cristina Castilho; ROMANINI, Anderson Vinicius. A educomunicação na batalha contra as fake news. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 66-77, jul.-dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165125. Acesso em: 21 abr. 2020.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power. London; Longman, 1992.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FUENZALIDA, Valerio. Educação para a comunicação televisiva. Comunicação & Educação, São Paulo, vol. 17, n. 2, p. 73-84, jul/dez 2012.

IRELAND, Sonnet. Fake news alerts: Teaching news literacy skills in a meme world. The Reference Librarian, Abingdon, v. 59, n. 3, p. 1-7, abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02763877.2018.1463890. Acesso em: 21 abr. 2020.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LEÃO, Luiza. Fernanda Gentil se despede da Rádio Globo após demissão: “Admirei a coragem”. Notícias da TV por Daniel Castro (UOL), 31 mai. 2019. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/fernanda-gentil-se-despede-da-radio-globo-apos-demissao-admirei-a-coragem-27160. Acesso em: 21 abr. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Heredando el futuro: pensar la educación desde la comunicación. Nómadas, Bogotá, n. 5, p. 10-22, 1996. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=105118998002. Acesso em: 21 abr. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais: da comunicação à educomunicação. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina (orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011, p. 121-134.

MARTÍN-BARBERO, Jesús; REY, Germán. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora Senac, 2001.

MATSUKI, Edgard. Rede Globo demite Maju Coutinho, Otaviano Costa e Fernanda Gentil #boato. Boatos.org, 31 mai. 2019. Disponível em: https://www.boatos.org/entretenimento/rede-globo-demite-maju-otaviano-fernanda-gentil.html. Acesso em 21 abr. 2020.

OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo Orozco. Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 10, p. 57-68, set./dez. 1997. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36323. Acesso em: 21 abr. 2020.

OROZCO-GÓMEZ, Guilhermo Orozco. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adilson; COSTA, Maria Cristina (orgs.) Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011, p. 159-174.

O’SULLIVAN, Terry. Get MediaSmart®: A Critical Discourse Analysis of Controversy Around Advertising to Children in the UK. Consumption Markets & Culture, vol. 10 n. 3, p. 293–314, ago. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10253860701365397

PAGANOTTI, Ivan. “Notícias falsas”, problemas reais: propostas de intervenção contra noticiários fraudulentos. In: Maria Cristina CastilhoCosta, Patrícia Blanco (orgs.). (Org.). Pós-tudo e crise da democracia. São Paulo: ECA-USP, 2018, p. 96-105. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/274/245/1081-1. Acesso em: 21 abr. 2020.

PAGANOTTI, Ivan; MARCHESI, Mariana de Toledo. Selos e apelos: fabricação da imagem de açúcar “verde” e agendamento. Signos do Consumo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 81-93, jan./jun. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i1p81-93. Acesso em: 21 abr. 2020.

PAGANOTTI, Ivan; SAKAMOTO, Leonardo; RATIER, Rodrigo. Mais fake e menos news? Resposta educativa às notícias falsas nas eleições de 2018. In: COSTA, Cristina; BLANCO, Patrícia (orgs.). Liberdade de expressão: questões da atualidade. São Paulo: ECA-USP, 2019, p. 52-66. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/408. Acesso em: 21 abr. 2020.

RESENDE, Viviane; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

RIBEIRO, Márcio Moretto; ORTELLADO, Pablo. O que são e como lidar com as notícias falsas. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, n. 27, jul. 2018. Disponível em: http://sur.conectas.org/o-que-sao-e-como-lidar-com-as-noticias-falsas. Acesso em: 21 abr. 2020.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 10, n. 22, p. 23-32, 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229/2493. Acesso em: 21 abr. 2020.

SANTAELLA, Lúcia. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 17-22, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/ReCET/issue/view/223/showToc. Acesso em: 21 abr. 2020.

SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Alfabetização midiática na era da desinformação. ECCOM, Lorena, vol. 11, n. 21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/1034. Acesso em: 21 jun. 2020.

SUNSTEIN, Cass. A verdade sobre os boatos: Como se espalham e por que acreditamos neles. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

TANDOC JR., Edson C.; LIM, Zheng Wei; LING, Richard. Defining 'Fake News' - A typology of scholarly definitions. Digital Journalism, Abingdon, vol. 6, n. 2, p. 137-153, ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1360143. Acesso em: 21 abr. 2020.

WANG, Jiayu. Criticising images: critical discourse analysis of visual semiosis in picture news. Critical Arts, vol. 28, n. 2, p. 264–286, maio 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02560046.2014.906344. Acesso em: 21 jun. 2020.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe: Strasbourg, 2017.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Téléchargements

Publié-e

13-10-2021

Comment citer

Paganotti, I. (2021). Engano, desconfiança e dramatização: contradições entre recomendações e práticas no combate à desinformação. E-Compós, 24. https://doi.org/10.30962/ec.2174

Numéro

Rubrique

Artigos Originais