Vínculos sonoros na diáspora:
investigando a teia de afetos entre migrantes e o rádio expandido
DOI :
https://doi.org/10.30962/ec.2229Mots-clés :
Rádio, Vínculo, Som, Identidade, DiásporaRésumé
O artigo investiga os vínculos afetivos construídos através da escuta radiofônica por brasileiros em condição de diáspora. Parte-se do conceito de rádio expandido e da sociologia do afeto para se discutir em que medida essa audiência diaspórica constrói sentido para a escuta, num processo de afirmação identitária, de (re)conexão com a língua pátria e também de negociação para se inserir numa outra cultura. O percurso da pesquisa inclui análise qualitativa de 20 entrevistas semiestruturadas feitas com brasileiros que vivem em Barcelona, buscando compreender como constroem sentido para a comunicação sonora e em que medida o rádio expandido oferece um entre-lugar para o migrante.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ANDERSON, Benedict. Imagined communities. Londres: Verso, 1983.
APPADURAI, Arjun. Soberania sem territorialidade: notas para uma geografia pós-nacional. Novos Estudos, n. 49, nov/97.
APPADURAI, Arjun. Disjuncture and difference in the global culture economy. In: FEATHERSTONE, Mike (org.). Global culture: Nationalism, globalization and modernity. Londres: Sage, 1991.
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofônica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1980.
BATISTA, Roberta Rangel; BONOMO, Mariana. Representações sociais de imigração e imigrantes em mídia espanhola, italiana e portuguesa. Quaderns de Psicologia, Barcelona, v.19, n.3, p. 211-227, 2017.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
BIANCO, Nelia R. Del; ESCH, Carlos Eduardo; MOREIRA, Sonia Virginia. Mudanças e permanências na radiodifusão pública da América Latina. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 12, p. 30-42, 2015.
CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La radio en Internet: de la ciberradio a las redes sociales y la radio móvil. Buenos Aires: La Crujía, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Problemas de análises das mídias. In: MEDITSCH, Eduardo (org.). Teorias do rádio – textos e contextos – vol. I. Florianópolis: Insular, 2005.
COGO, Denise. Latino-americanos em diáspora: uso de mídias e cidadania das migrações transnacionais. Rio de Janeiro: Tríbia, 2012.
EBERHARDT, Leonardo Dresch; MIRANDA, Ary Carvalho de. Saúde, trabalho e imigração: revisão da literatura científica latino-americana. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. Especial, p. 299-312, jun, 2017.
ELHAJJI, Mohammed. Mapas subjetivos de um mundo em movimento: migrações, mídia étnica e identidades transnacionais. Revista Eptic On-Line, vol. XIII, n. 2, 2011.
ELHAJJI, Mohammed; MALERBA, João Paulo. Dos usos comunitários da webradiofonia no contexto migratório transnacional. REMHU – Rev. Interdiscip. Mobil. Hum., Brasília, Ano XXIV, n. 46, p. 109-127, 2016.
FARIA, Ederson; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 35-42, 2011.
FERNÁNDEZ, José Luis. La captura de la audiencia radiofónica. Buenos Aires: Liber Editores, 2012.
FERNÁNDEZ, José Luis (dir.). La construcción de lo radiofónico. Buenos Aires: La Crujía, 2008.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio – O veículo, a história e a técnica. 3ª ed. Porto Alegre: Doravante, 2007.
FERRARETTO, Luiz Artur; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio (verbete). In: MELO, José Marques de (org.). Enciclopédia Intercom de Comunicação – Dicionário Brasileiro do Conhecimento Comunicacional. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, v. 1, pp. 1009-1010, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Centauro: São Paulo, 2006.
HAYE, Ricardo. Sobre o discurso radiofônico. In: MEDITSCH, Eduardo (org.). Teorias do rádio – textos e contextos – vol. I. Florianópolis: Insular, 2005.
KASEKER, Mônica Panis. Modos de ouvir – a escuta do rádio ao longo de três gerações. Curitiba: Champagnat/ Editora PUCPR, 2012.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radio y medios sociales: mediaciones e interacciones radiofónicas digitales. Barcelona: UOC, 2017.
MENEZES, José Eugenio de Oliveira. Cultura do ouvir: os vínculos sonoros na contemporaneidade. Líbero, São Paulo, ano XI, n. 21, jun, 2008.
KLÖCKNER, Luciano. Nova retórica e rádio informativo: estudo das programações das emissoras TSFPortugal e CBN-Brasil. Porto Alegre: Evangraf, 2011.
LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabcomBooks, 2010.
MORAGAS SPA, Miguel de. Perspectiva semiótica da comunicação radiofónica. In MEDITSCH, Eduardo; ZUCULOTO, Valci (org.). Teorias do rádio – textos e contextos – vol. II. Florianópolis: Insular, 2008.
MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação – Teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, 2001.
MENESES, Antonio; RODRIGUES, Francilene; VALE, Ana Lia. Trocas e intercâmbios culturais: uma abordagem etnográfica das festas de forró e reggae na transfronteira Brasil (Bonfim)/Guiana (Lethem). Revista Territórios & Fronteiras. Cuiabá, vol. 8, n. 2, p. 154-169, 2015.
NERCOLINI, Marildo. A Música Popular Brasileira repensa identidade e nação. Revista Famecos, v. 13, n. 31, p. 125, 2006.
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. O Mito no Rádio: a voz e os signos de renovação periódica. São Paulo: Annablume, 2004.
ORTIZ, Renato. Imagens do Brasil. Revista Sociedade e Estado. São Paulo, v. 28, n. 3, p. 609-633, set.-dez. 2013.
SAQUET, Marcos Aurelio; MONDARDO, Marcos Leandro. A construção de territórios na migração por meio de redes de relações sociais. Revista Nera, Presidente Prudente, ano 11, n. 13, p. 118-127, 2008.
SOUSA, Mauro Wilton de. O pertencimento ao comum mediático: a identidade em tempos de transição. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 37, n. 34, p. 31, 2010.
SIMMEL, Georg. O Estrangeiro. RBSE, v. 4, n. 12, p. 265-271, 2005.
TAYLOR, Charles. As fontes do self — A construção da identidade moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
TORRES, Marcos Alberto. Tambores, rádios e vídeoclipes: sobre paisagens sonoras, territórios e multiterritorialidades. GeoTextos, v.7, n.2, dez, p. 69-83, 2011.
WINOCUR, Rosalía. Ciudadanos mediáticos: La construcción de lo público en la radio. Barcelona: Gedisa, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bárbara Maia , Marcelo Kischinhevsky, Belén Monclús 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas de Modification 4.0 International.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.