Lugar de homem é na cozinha?

Negociações discursivas das masculinidades em programas culinários do GNT

Auteurs-es

  • Eliza Bachega Casadei Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Nara Lya Cabral Scabin Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7121-1142

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2347

Mots-clés :

Masculinidades, Culinária, Discursos, Comunicação audiovisual, Consumo

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as formas a partir das quais homens passam a protagonizar programas culinários televisivos, visibilizando discursos sobre masculinidades. Em uma perspectiva dialógica do discurso, examinamos quatro programas apresentados por homens que constavam da grade da GNT no primeiro semestre de 2020: Que Marravilha!, Perto do Fogo, Que Seja Doce e Tempero de Família. A partir da análise, é possível perceber que a legitimação da aparição de homens em programas culinários não acontece sem uma negociação com os pressupostos da masculinidade hegemônica, em articulações discursivas e convocações ao consumo que urdem novas práticas sociais a antigos discursos circulantes.

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Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, ambos pela ECA/USP. Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FAAC/UNESP). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM/ESPM). Bolsista em Produtividade Pesquisa do CNPQ – nível 2.

Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM/ESPM). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM/UAM), atuando na linha de pesquisa Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual.

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Publié-e

10-06-2022

Comment citer

Casadei, E. B., & Scabin, N. L. C. (2022). Lugar de homem é na cozinha? Negociações discursivas das masculinidades em programas culinários do GNT. E-Compós, 25. https://doi.org/10.30962/ec.2347

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Artigos Originais