Racismo e invisibilização

Representatividade negra em anúncios de revista

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DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.2384

Mots-clés :

Racismo, Publicidade, Consumo, Representatividade

Résumé

Discutimos o racismo na publicidade brasileira, investigando a representatividade negra em anúncios veiculados na revista Veja em 2019. Analisamos a representação das pessoas negras na publicidade pela intersecção de raça e gênero, posições de protagonismo, coadjuvância e figuração nos anúncios. O levantamento, realizado a partir da análise de conteúdo somada a processos de heteroidentificação, é interpretado sob a perspectiva do feminismo negro, do pensamento interseccional e do consumo. Os resultados apontam para baixos índices de representatividade: cerca de 1/3, inferior aos 53,9% de negros do Brasil, o que comprova as estratégias de invisibilização desse grupo na publicidade nacional.

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Pablo Moreno Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publié-e

12-07-2022

Comment citer

Moreno Fernandes, P. (2022). Racismo e invisibilização: Representatividade negra em anúncios de revista. E-Compós, 25. https://doi.org/10.30962/ec.2384

Numéro

Rubrique

Artigos Originais