Enquadramentos da mídia e o processo de aprendizado social: transformações na cultura pública sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008

Auteurs-es

  • Ana Carolina Vimieiro
  • Rousiley Celi Moreira Maia

DOI :

https://doi.org/10.30962/ec.681

Mots-clés :

Cultura pública, Enquadramento, Aprendizado social, Deficiência, Inclusão.

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a cultura pública mediada sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008, no Brasil. Tendo como base a análise de 364 notícias publicadas neste período nos veículos Folha de São Paulo, O Globo e Veja, o estudo indica uma intensa pluralização em termos de enquadramentos no decorrer das últimas décadas e o fortalecimento de uma perspectiva de direitos que até os anos 80 não tinha visibilidade. Os resultados obtidos contestam o ceticismo de estudos prévios quanto à mudança dos valores relacionados ao assunto. Nossa análise a longo prazo, ao comparar os enquadramentos midiáticos atuais com os de décadas passadas, demonstra um profundo processo de aprendizado social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publié-e

26-09-2011

Comment citer

Vimieiro, A. C., & Moreira Maia, R. C. (2011). Enquadramentos da mídia e o processo de aprendizado social: transformações na cultura pública sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008. E-Compós, 14(1). https://doi.org/10.30962/ec.681

Numéro

Rubrique

Artigos Originais