Enquadramentos da mídia e o processo de aprendizado social: transformações na cultura pública sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.681Palavras-chave:
Cultura pública, Enquadramento, Aprendizado social, Deficiência, Inclusão.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a cultura pública mediada sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008, no Brasil. Tendo como base a análise de 364 notícias publicadas neste período nos veículos Folha de São Paulo, O Globo e Veja, o estudo indica uma intensa pluralização em termos de enquadramentos no decorrer das últimas décadas e o fortalecimento de uma perspectiva de direitos que até os anos 80 não tinha visibilidade. Os resultados obtidos contestam o ceticismo de estudos prévios quanto à mudança dos valores relacionados ao assunto. Nossa análise a longo prazo, ao comparar os enquadramentos midiáticos atuais com os de décadas passadas, demonstra um profundo processo de aprendizado social.Downloads
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