Enquadramentos da mídia e o processo de aprendizado social: transformações na cultura pública sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008

Autores

  • Ana Carolina Vimieiro
  • Rousiley Celi Moreira Maia

DOI:

https://doi.org/10.30962/ec.681

Palavras-chave:

Cultura pública, Enquadramento, Aprendizado social, Deficiência, Inclusão.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a cultura pública mediada sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008, no Brasil. Tendo como base a análise de 364 notícias publicadas neste período nos veículos Folha de São Paulo, O Globo e Veja, o estudo indica uma intensa pluralização em termos de enquadramentos no decorrer das últimas décadas e o fortalecimento de uma perspectiva de direitos que até os anos 80 não tinha visibilidade. Os resultados obtidos contestam o ceticismo de estudos prévios quanto à mudança dos valores relacionados ao assunto. Nossa análise a longo prazo, ao comparar os enquadramentos midiáticos atuais com os de décadas passadas, demonstra um profundo processo de aprendizado social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

26-09-2011

Como Citar

Vimieiro, A. C., & Moreira Maia, R. C. (2011). Enquadramentos da mídia e o processo de aprendizado social: transformações na cultura pública sobre o tema da deficiência de 1960 a 2008. E-Compós, 14(1). https://doi.org/10.30962/ec.681

Edição

Seção

Artigos Originais