Feminismos de mercado nas estratégias publicitárias da marca Amaro

Uma análise a partir da Roleta Interseccional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.2925

Palavras-chave:

Publicidade, Feminismos, Interseccionalidade, Roleta Interseccional, Políticas do corpo

Resumo

O artigo reflete sobre as contribuições e os limites da instituição Publicidade como fomentadora das pautas feministas contemporâneas, com o objetivo de compreender os fluxos comunicativos de marcas que se propõem interseccionais. Para isso faz-se uso dos conceitos de Feminismo de Mercado e da Roleta Interseccional para análise das estratégias marcárias da Amaro. A Roleta é utilizada como metodologia para compreensão de quais intersecções a comunicação da marca dá conta de fazer ver e quais ainda ficam a desejar. Mesmo a publicidade sendo uma ferramenta a serviço do capital, entende-se que ela é capaz de rompimentos que permitem a visibilidade de corpos dissidentes e suas potências políticas.

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Biografia do Autor

Francine Altheman, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG). Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora do curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e professora colaboradora do PPGCOM da mesma instituição.

Letícia Alves Lins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG), especialista em Marketing pela Fundação João Pinheiro, graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Coordenadora dos cursos Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações e Gestão de Diversidade e Inclusão nas Organizações do Instituto de Educação Continuada da PUC-MG e professora na mesma instituição.

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Publicado

08-07-2024

Como Citar

Altheman, F., & Lins, L. A. (2024). Feminismos de mercado nas estratégias publicitárias da marca Amaro: Uma análise a partir da Roleta Interseccional. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.2925

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