Blade (1998) e novas tendências

uma análise do filme como pioneiro em algumas reconfigurações e desconstruções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3009

Palavras-chave:

Blade, Super-Herói, Vampiro, Cinema, Histórias em Quadrinhos

Resumo

O presente artigo busca promover uma análise de Blade (1998). A produção reconfigura o imaginário clássico da figura do vampiro de vilão para super-herói, ao mesmo tempo em que se torna ponto de partida para a tendência de transposições fílmicas de histórias em quadrinhos na atualidade. Essa dupla função servirá, sobretudo, para demonstrar a relevância do filme no cenário hollywoodiano contemporâneo. Nesse sentido, percebemos que a obra também dialoga com um importante debate sobre questões raciais e possibilita abordar esse viés e demonstrar uma desconstrução de um imaginário hegemônico de homem branco (como vampiro e como super-herói) para um protagonista na pele de um homem negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (PPGCOM-UERJ). Estagiário de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM) no projeto “Mapeamento de conteúdos audiovisuais fraudulentos em plataformas digitais e o papel da alfabetização midiática no enfretamento à desinformação”, com bolsa Capes (PDPG). Professor credenciado ao PPGCOM-UERJ. Coordenador do grupo de pesquisa “POPMID: Reflexões sobre Gêneros e Tendências em Produções Midiáticas”.

Referências

AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

ALMEIDA S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

AUERBACH, N. Our Vampires, Ourselves. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

BENTO, C. M. O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BOLTER, J.; GRUSIN, R. Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

BORDWELL, D; CARROLL, N. (org.) Post-theory: reconstructing film studies. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1996.

BRÉSIO, S. P. Nas Trilhas do Herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Construção. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 2016.

BUTLER, J.. Os atos performativos e a constituição do gênero: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: Caderno de Leituras n.78. Chão da Feira, 2018. p.1-16.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.

COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020.

CRENSHAW, K. A Intersecionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. In: VV.AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004. p. 7-16.

ELSAESSER, T; HAGENER, M. Teoria do cinema: uma introdução através dos sentidos. Campinas: Papirus, 2018.

FELINTO, E. Passeando no Labirinto: Ensaios sobre as Tecnologias e as Materialidades da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

FELINTO, E. He Had No Reflection: vampirismo, percepção e as imagens técnicas. Revista Alceu, edição 20, 2010.

GUMBRECHT, H. U. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto e PUC-Rio, 2010.

FANON, F. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edição Graal, 1979.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

FREUD, S. O estranho, 1919. In: História de uma neurose infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 233-270.

GARCIA, Y. Drácula, o Vampiro Camaleônico. Embu-Guaçu, SP: Lumen et Virtus, 2014.

GARCIA, Y.; LIMA, E. A.; LOPES, L. ‘A Real Presença em Wakanda: “Pantera Negra” e a Representatividade na indústria cinematográfica’. In: DAVINO, Gláucia; BELLICIERI, Fernanda. Roteiro X: The X-Script. São Paulo: Pomello Digital, 2020. p. 165-176.

GARCIA, Y. Transposições Fílmicas de Histórias em Quadrinhos: Uma teorização da relação entre duas linguagens. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 8, n. 2, p. 71-101, 2021.

GARCIA, Y. Constructing the Vampire Myth in Cinema: A Short Analysis of Nosferatu (1922), Dracula (1931) and Dracula (1958). Bulletin of the Transilvania Unversity of Brasov. Series IV: Philology and Cultural Studies, v. 14, n. 63, Special Issue, p. 115-128, 2021.

GARCIA, Y.; LIMA, E. A. Mulher Maravilha e Capitã Marvel: a representação da protagonista feminina no universo cinematográfico das HQs. Revista GEMInIS, v. 12, n. 1, p. 116-133, 2021.

GARCIA, Y. Comic Books in Silver Screens: um mapeamento das transposições de HQs no Cinema hollywoodiano. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 26, p. 115-139, 2023.

GELDER, K. Reading the Vampire. Routledge, 2001.

GIBSON, M. Dracula and the Eastern Question: British and French Vampire Narratives of the Nineteenth-Century Near East. Palgrave Macmillan, 2006.

GONZALEZ, L. O Movimento Negro na Última Década. In: GONZALEZ, L.; HASENBALG, C. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. p. 9-66.

GONZALEZ, L. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984. p. 223-244.

GONZALEZ, L. A Categoria Político-Cultural de Amefricanidade. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 15, n. 1, 2021. p. 66-89.

GONZÁLEZ CASANOVA, P. Colonialismo interno (una redefinición). In: BORON, A., AMADEO, J.; GONZÁLEZ, S. (orgs.) La teoría marxista hoy. CLACSO, Buenos Aires, 2006.

GORDON, I. Comic Strips and Consumer Culture: 1890-1945. Washington: Smithsonian Institution Press, 1998.

HASSLER-FORREST, D. Capitalist Superheroes: caped crusaders in the neoliberal age. Washington: Zero Books, 2012.

HOOKS, B. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. São Paulo: Elefante, 2019.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Rio de Janeiro: Vozes, 2018.

KANAI, A.; GILL, R. Woke? Affect, neoliberalism, marginalised identities and consumer culture. New Formations: a journal of culture/theory/politics, n. 102, p. 10-27, 2020.

KILOMBA, G. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KITTLER, F. Literature/Media/Information Systems (Ed. John Johnston). Amsterdam: Overseas Publishers Association, 1997.

KITTLER, F. Dracula’s Legacy. In: Literature/Media/Information Systems (Ed. John Johnston). Amsterdam: Overseas Publishers Association, 1997. p. 50-84.

LE FANU, J. S. Carmilla. In: In a Glass Darkly. Dodo Press, 2009.

LECOUTEUX, C. História dos Vampiros: Autópsia de um mito. São Paulo: UNESP, 2005.

LEPORE, J. A História Secreta da Mulher Maravilha. Rio de Janeiro: Best Seller, 2017.

MARX, K. O Capital. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MBEMBE, A. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona Editores Refratários, 2014.

MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder soberania estado de exceção política da morte. Arte & Ensaios, n. 32, p. 123-151, dez. 2016.

McLUHAN, H. M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Cultrix, 2007.

MESSIAS, J. A Construção da Figura do Herói nos Mangás e Comics: Uma análise comparativa entre samurais e super-heróis. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro: UERJ, PPGCom, 2012.

MOREIRA, A. Racismo Recreativo. São Paulo: Pólen, 2019.

MURDOCK, M. The Heroine’s Journey: Woman’s quest for wholeness. Boulder, Colorado: Shambhala, 2020.

O’BRIEN, H. Action Movies: The Cinema of Striking Back. New York: Wallflower Press Book, 2012.

ORMROD, J. Wonder Woman: The Female Body and Popular Culture. Londres: Bloomsbury Academic, 2020.

PARIKKA, J. What is Media Archaeology? Polity Press, 2012.

PEREIRA, V. A. Comunicação na era pós-mídia: tecnologia, mente, corpo e pesquisas neuromidiáticas. Porto Alegre: Sulina, 2021.

POLIDORI, J. W. The Vampyre and Other Tales of the Macabre (Oxford World’s Classics). Oxford University Press, 2008.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.

RHODES, G. D. Drakulahalála (1921): The Cinema’s First Dracula. Horror Studies, n. 1, p. 25-47, 2010.

SÁ, O. Bauman: o lugar da literatura, na modernidade líquida. Revista FronteiraZ. Nº 13, Dezembro de 2014. p. 109-119.

SÁ, S. P. Explorações da noção de materialidade da comunicação. Contracampo – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, v. 10, n. 11, p. 31-44, 2004.

SODRÉ, M. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, R.; BARBALHO, A. (Orgs.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005. p. 11-14.

SODRÉ, M. Pensar Nagô. Editora Vozes, 2017.

STOKER, B. Drácula. Porto Alegre: L&PM, 2011.

TINE, S. The Problem of Woke Capitalism. In: M. McManus (eds). Liberalism and Socialism: Mortal Enemies or Embittered Kin?. Palgrave Studies in Classical Liberalism. Palgrave Macmillan, Cham, 2021. p. 217-232.

TUCHERMAN, I. Breve História do Corpo e de seus Monstros. Lisboa: Editora Vega, 1999.

VOGLER, C. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

Imagem em movimento

BATMAN e Robin. Direção: Joel Schumacher. Produtora: Warner Bros. Estados Unidos, 1997. 1 DVD (125 min). som, cor.

BLACK Panther. Direção: Ryan Coogler. Produtora: Marvel Studios. Estados Unidos, 2018. 1 DVD (134 min). som, cor.

BLACULA. Direção: William Crain. Produtora: American International Pictures (AIP). Estados Unidos, 1972. 1 DVD (93 min). som, cor.

BLADE. Direção: Stephen Norrington. Produtora: New Line Cinema. Estados Unidos, 1998. 1 DVD (120 min). som, cor.

BLADE II. Direção: Guillermo del Toro. Produtora: New Line Cinema. Estados Unidos, 2002. 1 DVD (117 min). som, cor.

BLADE Trinity. Direção: David S. Goyer. Produtora: New Line Cinema. Estados Unidos, 2004. 1 DVD (113 min). som, cor.

DEATH Machine. Direção: Stephen Norrington. Produtora: Entertainment Film Distributors. Reino Unido, 1994. 1 DVD (94 min). som, cor.

DRACULA Untold. Direção: Gary Shore. Produtora: Universal Pictures. Estados Unidos, 2014. 1 DVD (92 min). som, cor.

GANJA & Hess. Direção: Bill Gunn. Produtora: Kelly/Jordan Enterprises. Estados Unidos, 1973. 1 DVD (112 min). som, cor.

INTERVIEW with the Vampire. Direção: Neil Jordan. Produtora: Geffen Pictures. Estados Unidos, 1994. 1 DVD (123 min). som, cor.

SPIDER-MAN. Direção: Sam Raimi. Produtora: Columbia Pictures. Estados Unidos, 2002. 1 DVD (121 min). som, cor.

SPAWN. Direção: Mark A. Z. Dippé. Produtora: New Line Cinema. Estados Unidos, 1997. 1 DVD (96 min). som, cor.

STEEL. Direção: Kenneth Johnson. Produtora: Warner Bros. Estados Unidos, 1997. 1 DVD (97 min). som, cor.

THE Lost Boys. Direção: Joel Schumacher. Produtora: Warner Bros. Estados Unidos, 1987. 1 DVD (97 min). som, cor.

UNDERWORLD. Direção: Les Wiseman. Produtora: Lakeshore Entertainment. Estados Unidos, 2003.1 DVD (121 min). som, cor.

UNDERWORLD: Evolution. Direção: Les Wiseman. Produtora: Lakeshore Entertainment. Estados Unidos, 2006. 1 DVD (106 min). som, cor.

UNDERWORLD: Rise of the Lycans. Direção: Patrick Tatopoulos. Produtora: Lakeshore Entertainment. Estados Unidos, 2009. 1 DVD (92 min). som, cor.

UNDERWORLD: Awakening. Direção: Måns Mårlind e Björn Stein. Produtora: Lakeshore Entertainment. Estados Unidos, 2012. 1 DVD (88 min). som, cor.

UNDERWORLD: Blood Wars. Direção: Anna Foerster. Produtora: Lakeshore Entertainment. Estados Unidos, 2016. 1 DVD (91 min). som, cor.

X-MEN. Direção: Bryan Singer. Produtora: Twentieth Century Fox. Estados Unidos, 2000. 1 DVD (104 min). som, cor.

Downloads

Publicado

15-07-2024

Como Citar

Garcia, Y. (2024). Blade (1998) e novas tendências: uma análise do filme como pioneiro em algumas reconfigurações e desconstruções. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3009

Edição

Seção

Ahead of Print