Semioses afetivas da música ambiente em playlists do YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30962/ecomps.3019

Palavras-chave:

Música ambiente, YouTube, Comunicação, Semiótica, Timbre

Resumo

O presente artigo pretende, a partir de uma pesquisa exploratória inicial, edificar um arcabouço teórico para a investigação de playlists de música ambiente publicadas YouTube. É desenvolvido o conceito de semioses afetivas do timbre, agenciamentos sonoros que produzem signos políticos, culturais, tecnológicos e de linguagem a partir das afecções entre ouvintes e sonoridades. A natureza transdisciplinar de nosso arranjo teórico nos provoca a recorrer por metodologias alternativas, provenientes da musicologia, etnomusicologia e acústica, para que se avance na investigação de hábitos de escuta de música ambiente em estudos de caso futuros.

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Biografia do Autor

Marcelo Bergamin Conter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016), mestre pela mesma instituição (2012) e graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2008). Foi professor de Produção Fonográfica no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (2017-2023). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, onde ministra Teorias da Comunicação.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

Conter, M. B. (2024). Semioses afetivas da música ambiente em playlists do YouTube. E-Compós. https://doi.org/10.30962/ecomps.3019

Edição

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