Trabalho de Face e Performances Interacionais
O caso da influenciadora digital Flávia Viana na Campanha Cuidados Precoces Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.30962/ec.2547Palavras-chave:
Trabalho de face, Performances interacionais, Influenciador digital, Cultura digitalResumo
Este artigo visa investigar o processo corretivo efetuado pela influenciadora digital Flávia Viana após incidentes à sua imagem pública pessoal (face). O estudo de caso foi realizado a partir da busca por rastros públicos detectados por palavras-chave em notícias, comentários e publicações de terceiros. Os dados foram analisados sob a perspectiva sociointeracional dos rituais efetivadas nas experiências sociais cotidianas. Os resultados indicam que o trabalho de face pode ser ampliado e complexificado a partir das características próprias dos ambientes digitais, que oferecem delineamentos específicos para a utilização das estratégias e táticas relacionadas às fases do processo corretivo em prol do ajuste de imagem pública pessoal do usuário que tem sua performance ameaçada.
Downloads
Referências
ABIDIN, C. Communicative Intimacies: Influencers and Perceived Interconnectedness. Ada: A Journal of Gender, New Media, and Technology, v. 8, [s.p.], 2015. Disponível em: <https://adanewmedia.org/2015/11/issue8-abidin/>. Acesso em: 5 jul. 2021
AMPARO SOBRINHO, J. B.; AYRES, M.; RIBEIRO, J. C. Percepções sobre presença social em interações mediadas por dispositivos de comunicação móveis. Intexto, Porto Alegre, p. 184-203, jan. 2019. ISSN 1807-8583. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/77250. Acesso em: 5 jul. 2021.
ANDRADE, M.B. Performance dos digital influencers no Instagram: um estudo sobre identidade e persona. 101 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) – Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.
ANTUNES, A. Performance de autenticidade nas ações e exposições de influenciadores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42, Belém. Anais... Belém: Intercom, 2019. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1454-1.pdf>. Acesso em: 5 jul. 2021
BARBERINO, L. O desejo por justiça: um estudo sobre linchamento virtual em sites de redes sociais. 135 f. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2017.
BEDIJS, K.; HELD, G.; MAAB, C. (Eds.). Face Work and Social Media. Lit-Verlag: Münster, 2014.
BOYD, D. It’s Complicated: The Social Lives of Networked Teens. Londres: Yale University Press, 2014.
CRAIG, R.; TRACY, K.; SPISAK, F. The Discourse of Requests: Assessments of a Politeness Approach. Human Communication Research, v. 12, p. 437-468, 1986.
D’ANDRÉA, C. Pesquisando plataformas online: conceitos e método. Salvador: EDUFBA, 2020.
DIVAN, L. M. Interagindo e construindo significados em situações de conflito através da prática discursiva de explicações. 153 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2006.
FERREIRA, E. GRANGEIRO, R.; PEREIRA, R. Influenciadores digitais: análise da Profissionalização de uma Nova Categoria de Trabalhadores. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 14, n. 2, p. 4-23, mai.-ago. 2019.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.
______. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução de Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
GUADAGNO, R. E., CIALDINI, R. B. Online Persuasion and Compliance: Social Influence on the Internet and Beyond. In: AMICHAI-HAMBURGER, Y. (Ed.). The Social Net: the Social Psychology of the Internet. Nova York: Oxford University Press. 2009, p. 91-113.
HEATH, M. Orthography in Social Media: Pragmatic and Prosodic Interpretations of Caps Lock. Proceedings of the Linguistic Society of America, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2018.
HILGERT, J.; ANDRADE, D. A negociação dos mal-entendidos em interações no Twitter. Revista Desenredo, v. 16, n. 3, p. 657-679, 2020.
HORTON, D.; WOHL, R. Mass Communication and Para-Social Interaction: Observations on Intimacy at a Distance. Psychiatry, v. 19, n. 3, p. 215-229, 1956.
ISHIDA, G. Métodos para identificação e características de influenciadores em mídias sociais. In: Tarcízio Silva, Jaqueline Buckstegge, Pedro Rogedo. (Orgs.). Estudando cultura e comunicação com mídias sociais. 1. ed. Brasília: IBPAD, 2018. v. 1, p. 253-276.
KARHAWI, I. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Communicare, São Paulo, v. 17, edição comemorativa, p. 46-61, 2017.
______. De blogueira a influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira. 331 f. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
LEE, J. Escaping Embarrassment: Face-work in the Rap Cipher. Social Psychology Quarterly, v. 72, n. 4, p. 306-324, 2009.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Portugal: Edições 70, 2014.
LUZ, T. O processo de influência social entre influenciadoras digitais de moda e suas seguidoras na plataforma de rede social Instagram. 152 f. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
MOLLEDA, J. C. Authenticity and the Construct’s Dimensions in Public Relations and Communication Research. Journal of Communication Management, v. 14, n. 3, p. 223-236, 2010.
O’KEEFE, B. Message Design Logic and the Management of Multiple Goals. In: TRACY, K. (Ed.). Understanding Face-to-Face Interaction: Issues Linking Goals and Discourse. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1991. p. 131-150.
PIZA, M. V. Processos de influências sociais no ambiente online: análise da Youtuber Jout Jout. 154 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade de Brasília, Departamento de Ciências Sociais, Brasília, 2016.
POLIVANOV, B; CARRERA, F. Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 44, p. 74-98, jan.-abr. 2019.
PÖYRY, E. et al. A Call for Authenticity: Audience Responses to Social Media Influencer Endorsements in Strategic Communication, International Journal of Strategic Communication, v. 13, n. 4, p. 336-351, 2019.
RECUERO, R. Atos de ameaça a face e a conversação em redes sociais na internet. In: PRIMO, A. (Org.). Interações em rede. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013. v. 1, p. 51-70.
REDMOND, M. V. Face and Politeness Theories. English Technical Reports and White Papers, v. 2, 2015. Disponível em: <https://lib.dr.iastate.edu/engl_reports/2>. Acesso em: 3 jul. 2021
RODRIGUES, D. C.; SILVA, T. R. Bancos de imagens em conteúdo nas mídias sociais: entre (in)visibilidade e autenticidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 13., São Paulo, 2019. Anais... São Paulo: ABRAPCORP, 2019.
SANTOS-PINTO, C. D. B.; MIRANDA, E. S.; OSÓRIO-DE-CASTRO, C. G. S. O “kit covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311x00348020>. Acesso em: 3 jul. 2021.
THOMPSON, J. B. A interação mediada na era digital. MATRIZes, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v12i3p17-44.
VIANA, F. Oi meus amores! Eu estou aqui para alertar sobre uma medida importante em relação ao coronavírus. Gente, uma dica responsável. 14 de janeiro de 2021a. Instagram: @flavia_viana. Disponível em: <https://www.instagram.com/flavia_viana//>. Acesso em: 5 jul. 2021.
______. Mais um treinooooo!!!! Um dia por vez e vamos conseguindo né @sertanejoufc ????✨Hoje foi mais intenso, filmei um pouquinho para. 12 de agosto de 2021b. Instagram: @flavia_viana. Disponível em: <https://www.instagram.com/flavia_viana//>. Acesso em: 22 set. 2021.
WERNECK, A. A desculpa: as circunstâncias e a moral das relações sociais. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karla Freitas; Lisieanne Araújo Barberino, Mariana Matos Nascimento Oliveira, José Carlos Santos Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Autoria
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Ao submeter um artigo para publicação na Revista E-Compós, o autor concorda com os seguintes termos: 1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. 2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. 3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original. 4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Conflitos de interesse e ética de pesquisa
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado. É também necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.